Indicação ao Governador sugere nome ao Porto de Itacoatiara
A dedicação do engenheiro Antônio Nelson de Oliveira Neto pelo Município de Itacoatiara (a 269 Km de Manaus) é motivo de um pedido de indicação, feito pela vereadora professora Therezinha Ruiz, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O documento entregue em mãos ao governador David Almeida, sugere que o Porto de Itacoatiara passe a se chamar “Engenheiro Antônio Nelson de Oliveira Neto”, em face da luta e empenho à causa do desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas.
O engenheiro foi funcionário de carreira do Porto de Manaus, onde passou por diversos cargos até ocupar o cargo de administrador do próprio Porto de Manaus. Na ocasião, as atribuições permitiram a ele lutar por melhorias no porto de Itacoatiara, a fim deste se tornar um porto à altura do desenvolvimento econômico da região.
De acordo com a parlamentar, durante a administração de Nelson Neto, fez-se a desapropriação do terreno onde foi construído o Porto de Itacoatiara, pois sempre defendeu a ideia de que a calha do rio era estratégica e adequada para a carga e descarga de todas as mercadorias que viessem a ser exportadas ou importadas pelo Estado do Amazonas.
“Antônio Nelson Neto sempre considerou o Porto de Itacoatiara um local estratégico, do ponto de vista comercial, haja vista que possibilitará ao Estado do Amazonas e ao resto do País, comercializar com o Caribe, principalmente com o Panamá, onde está localizado o canal do Panamá, fazendo escoar toda a produção nacional para estes mercados, além de baratear os produtos que circulam no Estado do Amazonas”, declarou a vereadora Therezinha Ruiz.
A vereadora afirma ainda que, este título, é mais do que merecido. “Esta indicação é um reconhecimento de grande relevância, visto o empenho e o conhecimento do engenheiro António Nelson, extremamente técnico da navegação e dos rios do interior do Estado”, destacou.
HISTÓRICO
O engenheiro Antônio Nélson de Oliveira Neto era amazonense, formado em engenharia civil, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e com especialização em portos, navios, hidrovias e vias navegáveis, pela Fundação Getúlio Vargas/RJ.
Esposo da hoje vereadora Therezinha Ruiz, Nelson Neto atuou no Amazonas entre 1968 e 1999, quando faleceu.