Focos de queimadas no AM têm aumento de 36,7% no primeiro semestre de 2018
O Amazonas registrou um aumento de incêndios no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 361 focos de queimadas foram registrados nos primeiros seis meses deste ano. Em 2017, houve o registro de 264 casos, o que demonstra o aumento de 36,7%.
Em comparação ao ranking de estados, o Amazonas ocupa a 15ª colocação com a maior incidência de focos de queimadas em 2018 durante o primeiro semestre.
No mês de janeiro deste ano, 49 focos de queimadas foram registrados. No ano de 2017, no mesmo período houve um registro de 62 casos no Amazonas, o que representou uma redução de 21% nas incidências apenas nesta época.
Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Novo Aripuanã, Lábrea e Manaus são as cidades do Amazonas com maior número de queimadas durante este primeiro semestre.
O municipío de Itapiranga, situado a 226 km de Manaus, teve o menor registro de focos de queimada durante o primeiro semestre deste ano, com apenas um caso.
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em Manaus, durante o primeiro semestre, foram 61 registros de focos de queimadas. Em 2017, no mesmo período, houve 69 casos.
Fonte: G1 Amazonas