Escolas de Samba dos Grupos de Acesso desfilam hoje
A programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020 começa hoje (20/02), no Centro de Convenções – Sambódromo, com o Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso B.
A partir das 21h, oito agremiações vão desfilar pela passarela do samba. A entrada é gratuita.
Quem abre a noite de quinta-feira é a GRES Gavião do Parque, com o enredo “Do Coração da Floresta, Música, Cor e Alegria: Uendel Pinheiro – A Voz do Samba da Amazônia”. Com aproximadamente 300 componentes, a escola homenageia o cantor e compositor Uendel Pinheiro, referência na nova geração do samba também como empresário.
Em seguida, às 21h40, a GRES Unidos da Coophasa destacará um instrumento musical no enredo, o “Tambor”, para trazer magia, mística, ancestralidade e brasilidade para a passarela do samba.
Às 22h20, a GRES Império do Meninos Levados entrará na avenida com “Dos Fantasmas do Velho Airão ao Santo Ângelo A Procissão, Novo Airão 65 Anos”. Ao longo do desfile, a agremiação evidenciará características do município como o Parque Nacional de Anavilhanas, botos cor de rosa, além das festas tradicionais, entre elas São Sebastião, Padroeiro Santo Ângelo e Eco Festival do Peixe-Boi.
A GRES Império do Mauá apresentará o enredo “Um Grito de Alerta, Salvem a Amazônia, Vamos Preservar”, a partir das 23h, com a história de uma jovem índia guerreira de uma aldeia no meio da floresta que convocou todas as tribos da Amazônia para defender o meio ambiente e corre o mundo levando seu grito de alerta.
A GRES Mocidade Independente da Raiz, às 23h40, trará o tema “Amazônia – Encantos e Magia”, com base nos livros sobre mitos e contos que permeiam os encantos e magias da floresta amazônica.
Com o enredo “Muito Prazer, Meu Nome é Santa Isabel do Rio Negro – Princesa do Reino Encantado dos Tapuruquaras, estrela maior do teto do Brasil”, a partir de 0h20, a GRES Ipixuna contará a história do município de Santa Isabel do Rio Negro em 1661, quando ocorre a reativação do povoamento na região do Rio Negro através de Missões ibérico-lusitanas e a fundação da Missão de Nossa Senhora de Conceição de Mariuá (Barcelos).
Já a GRES Leões do Barão de Açu, 1h, vem com “Os Leões na Cabanagem” e a Guerra dos Cabanos, revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia.
Grupo A – Os desfiles das Escolas de Samba de Manaus continuam no Sambódromo na sexta-feira (21/02), a partir das 21h, com o Grupo de Acesso A.
A abertura do desfile, às 21h, ficará por conta da GRES Império do Hawai, com “Do Amazonas para o Mundo Ver: Roberley Assis, Nosso Enredo é Você”, uma homenagem ao técnico de futebol Roberley Assis, que, atualmente, comanda time na Irlanda.