Clowns de Shakespeare divulga selecionados para laboratório em Manaus
Após 17 dias de inscrições, o Grupo Clowns de Shakespeare divulgou a lista de selecionados para o Laboratório Prática e Pensamento, que iniciará no dia 23/3, no Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, 377, Centro. Ao todo, 25 inscritos foram selecionados e quatro estão como suplentes.
O projeto Laboratório Prática e Pensamento, proposto pela produtora cultural Gisa Almeida, com o grupo de teatro natalense Clowns de Shakespeare, foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O resultado estará disponível também na página oficial do grupo no Facebook.
As atividades do Laboratório são inéditas na região Norte do país e acontecerão aos sábados e domingos, das 14h às 21h, e de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo o dia 31 de março o único dia de folga no período de realização do projeto.
A proponente do projeto destaca a importância dos participantes terem disponibilidade para participar do curso integralmente. Desta forma, os selecionados devem confirmar sua participação até o dia 18 de março, através do e-mail laboratorioclownsmanaus@gmail.com. Caso não haja confirmação, automaticamente um suplente será incluído.
Segundo o diretor do grupo, Fernando Yamamoto, o resultado da seleção foi positivo. “Ficamos bastante contentes com a quantidade e qualidade dos interessados no Laboratório. Apesar de termos deixado muita gente interessante de fora, tenho a certeza de que conseguimos formar um grupo muito forte e heterogêneo, com muitas vozes e experiências diferentes para contribuir nesse processo formativo e criativo que iremos construir juntos.”
Clowns de Shakespeare
Criado em 1993 em Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem, desde então, desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, teatro popular e comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaços, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a plateia, seja no lirismo que compõe o universo desses seres, além, é claro, de toda a sua carga cômica. As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude “museológica” sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo.
No seu currículo, o grupo traz importantes conquistas, que conferem uma posição de referência na cena potiguar e nordestina, passando por cerca de 80 cidades brasileiras, dentre elas, 24 capitais e o Distrito Federal, e ainda percorrendo mais de 30 cidades do interior do Rio Grande do Norte. Além disso, atravessou as fronteiras do país, levando seus espetáculos para Portugal, Espanha, Chile, Equador e Uruguai. Premiado pelos seus espetáculos (SHELL, APCA, dentre outros), o grupo já se apresentou em diversos festivais importantes do país, inclusive os do circuito internacional (Festival de Teatro de Curitiba, de São José do Rio Preto, Londrina, Brasília e Belo Horizonte), bem como realizou temporadas em teatros de notável importância histórica, como o SESC Anchieta, o SESC Pompéia e o SESI Vila Leopoldina (SP) e o Teatro Alterosa (BH).
Segue lista de selecionados e suplentes em ordem alfabética:
- Alessandra Vieira
- Caio Felipe Veiga de Lima Muniz
- Cairo Vasconcelos
- Davi Felipe França Albuquerque
- Demmy Ribeiro
- Diego Leonardo Duarte Barbosa
- Fábio Moura
- Francinete Nogueira Lira
- Iris Brasil de Araújo
- Jackeline Monteiro
- Jeferson Bastos
- Jôce Mendes Freitas
- Karine Magalhães
- Keven Sobreira
- Klau Oliveira
- Lucas Duarte
- Lucas Lopes da Silva
- Maria Hagge
- Maria Moraes de Andrade
- Riamburgo Ricardo Maia Uchoa
- Saile Moura
- Victor Oliveira
- Victor Kaleb Leite Gomes
- Victória Silva
- Witalo Porto
Suplentes
- Rafaela Castro
- Paulo Antônio Rodrigues de Moura
- Bruno Monteiro
- Yasmin Dádiva
Programação
Laboratório Prática e Pensamento Manaus 2019
De 23 de março a 6 de abril
Sábados e domingos, das 14h às 21h, e de segunda a sexta, das 8h às 13h
Fonte: Viva Manaus