Chegada da Kamélia inaugura Carnaval 2019 em Manaus; boneca comemora 80 anos de criação
O Carnaval de Manaus está oficialmente aberto, após a tradicional chegada da Kamélia, na cidade, em celebração aos 80 anos de criação da boneca. Ela “desembarcou” na capital amazonense na noite de sábado (5), no Aeroporto Eduardo Gomes, foi recepcionada pelo Secretário de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula e recebeu a chave da cidade, antes de seguir em carreata para o Olímpico Clube, Avenida Constantino Nery, Zona Sul, onde o “Baile da Chegada da Kamélia” teve início.
No aeroporto, a Corte do Carnaval e representantes das escolas de samba e do carnaval de Manaus recepcionam a Kamélia, que desembarcou por volta de 21h. Em seguida, eles seguiram em carreata para o Olímpico Clube, onde os foliões já aguardavam a Kamélia. A Banda de Metais e os Demônios da Tazmânia abrirão alas para a folia momesca e animarão a festa.
O presidente do Conselho do Olímpico Clube e presidente da Diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia, Almério Botelho, contou que a Boneca Kamélia foi criada inspirada na famosa marchinha “Jardineira”, de Benedito Lacerda.
“Hoje, verdadeiramente, podemos afirmar que a história da nossa boneca, eleita para fazer a abertura do Carnaval de Manaus e considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas, representa, como símbolo maior e único vivo, a mais notável e rica história cultural do nosso carnaval manauara”, comentou Almério.
Ao entregar a chave da cidade para Kamélia e para Almério Botelho, o secretário da Manauscult, Bernado Monteiro de Paula, comentou ter sido uma honra poder ter feito o ato, representando o prefeito de Manaus, Artur Neto, que não pôde comparecer ao evento.
“Será um Carnaval de muita segurança e muito festejo. Foi uma honra entregar a chave para Kamélia. É uma tradição tão antiga, e representar o prefeito neste ato que inicia o carnaval em Manaus foi sensacional”, comentou o secretário.
A Mulata de Ouro da Corte do Carnaval de Manaus, Fabíola Costa, de 28 anos, afirmou ter se emocionado ao participar da Chegada da Kamélia, pela primeira vez. Ela, que participou da Corte do Carnaval em 2018, comentou que deve passar a faixa em fevereiro, para uma nova Mulata de Ouro e a noite teve um ar especial para o novo carnaval.
“Nós nos preparamos durante um ano inteiro. Participamos do concurso e a Corte é formada. Eu assumi como Mulata de Ouro desde 1 de fevereiro de 2018 e esta é a primeira vez que participo da chegada da Kamélia. É uma emoção boa, um sentimento de que o carnaval começou novamente”, disse.
Não há idade para curtir a folia do Carnaval. A família do estoquista e ritmista da Escola Mocidade Independente da Aparecida, Bruno Bindá, de 27 anos, acompanhou a chegada da Kamélia. Ele estava acompanhado da esposa, da tia e do filho, de apenas um ano e nove meses.
“Já é o segundo ano que prestigiamos a Chegada da Kamélia, com a abertura do Carnaval de Manaus. Já está virando tradição de família. Meu filho nasceu e eu o trouxe ano passado. Agora, novamente. Pretendemos continuar prestigiando e compartilhando a paixão pelo Carnaval”, comentou.
80 anos de tradição
Em 2019, a boneca Kamélia comemora 80 anos desde seu surgimento, no tradicional Bar Avenida, localizado, à época, na esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a rua Saldanha Marinho, no Centro Histórico de Manaus. Na ocasião a boneca possuía apenas 75 centímetros e tinha sido comprada na Bahia por um dirigente do Olímpico Clube que decidiu levá-la para o carnaval.
Fonte: G1 Amazonas