Artista macuxi expõe em Manaus
O artista macuxi Jaider Esbell expõe em Manaus, obras que tratam do ativismo dos povos indígenas e as memórias culturais dos macuxi, maior etnia do Estado de Roraima.
Até o dia 16 de abril, o Centro de Artes de Universidade Federal do Amazonas (CAUA/UFAM) exibe duas exposições e um cardápio de áudio visual proposto em auto curadoria.
A primeira delas, “Meu Avô Makunaima”, é uma coleção de 15 telas com tamanho em 90 x 90 cm. Nesta coleção o artista apresenta-se e toma posicionamento como neto direto de um dos maiores mitos do Brasil, Makunaima. A exposição é apresentada como um marco na passagem social do artista e foi criada para circular com texto e fala de Jaider Esbell.
A segunda e que já rodou boa parte do Brasil, “Era uma vez a Amazônia! (It was Amazon!)”, é uma coleção de 16 telas no tamanho A3 e que trata da Amazônia que seu povo viu mudar ao longo dos anos. Um retrato, em preto e branco, da realidade socioeconômica desta parte do país.
Sobre o artista:
Jaider Esbell, 38, é natural de Normandia-RR. Desde 2009, faz-se artista em diferentes mídias. “Terreiro de Makunaima – Mitos, lendas e estórias em vivências” é sua obra de estreia. O livro é premiado pela Bolsa Funarte/MinC de Criação Literária.
Perto de completar uma década de carreira o artista indígena é visto por diversas particularidades. Detentor de um dos maiores prêmios da arte contemporânea brasileira (PIPA online 2016), o artista diversifica suas atividades em ambientes também do imaginário.
Depois de Manaus, Jaider Esbell segue para temporada na Europa para atividades em galerias e universidades. Para saber mais, acesse: www.jaideresbell.com.br
Serviço:
O quê: Exposição Jaider Esbell em Manaus
Período: Até dia 16 de abril
Local: CAUA/UFAM (Rua Monsenhor Coutinho S/N centro de Manaus)
Entrada: Gratuita
Olá, sou colaboradora de Jaider Esbell, obrigada pela matéria, ta ótima! Parabéns!
Tem um detalhe da data da exposição, ela vai até o dia 13/04, e algo interessante é que dia 21 as 15h ele vai estar fazendo a leitura de um artigo dele mesmo que será publicado numa revista academia de Letras da UFRGS, no auditório do CAUA, se poder acrescentar ficaremos muito agradecidos!
Boa tarde!
Grata mais uma vez!
Mishta Ecoaecoa
Produtora cultural