Amazonino anuncia investimentos no setor primário em Rio Preto da Eva
Em Rio Preto da Eva (a 68 quilômetros de Manaus), o governador Amazonino Mendes anunciou, nesta terça-feira (25/06), a “ação conjunta” com a prefeitura local para melhorias no setor viário do município, no valor de R$ 26 milhões.
Ele acompanhou, ainda, a entrega de implementos agrícolas oriundos do Termo de Fomento n⁰ 015/2017, no valor de R$ 95,5 mil, firmado entre o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin).
Amazonino também lançou, no município, nova etapa dos programas estaduais de incentivo à mecanização e correção de solo – o Pró-Mecanização e o Pró-Calcário. De acordo com o governador, Rio Preto da Eva é uma das cidades amazonenses com uma potencialidade agrícola extraordinária e que precisa de investimentos por parte do Governo do Estado, para expandir ainda mais a produção de hortifrúti e de peixes, entre outros produtos. Ele explicou que os programas estaduais vão aumentar a produção rio-pretense.
“É um município impressionante com sua vocação bem definida, bem clara e desta feita recebendo os investimentos. Nós estamos lançando a mecanização e o ‘calcariamento’ de 400 hectares de terra, desse município que é extremamente produtivo. Aproveitando, inclusive, a competência e a capacidade de trabalho do prefeito Anderson (Souza) e sua equipe que são muito determinados com relação ao setor primário. Então é um projeto para todo o estado. Mas onde houver essa incrementação dessa ação mais definida, o estado comparece, a exemplo dos 400 hectares daqui”, ressaltou Amazonino.
Ação Conjunta – De acordo com o governador do Amazonas, a ação em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva vai beneficiar todos os moradores das zonas rural e urbana, uma vez que o estado investirá diretamente recursos para revitalizar o sistema viário da sede, vicinais e estradas do município. Já a prefeitura irá recuperar e asfaltar 200 quilômetros de estradas da cidade. As obras do sistema viário iniciam na próxima semana. Outras licitações para a área de infraestrutura estão em andamento.
“O que se traz para Rio Preto é extraordinário. Ele (prefeito) inteligentemente organizou a ação conjunta, integra as ações do Governo do Estado e do próprio município.
Rio Preto ê um município do suor, do trabalho, do homem da terra, da produção. O Rio Preto tem mais de 800 quilômetros de vicinais. É um município extremamente produtivo voltado para a produção. Então, estamos unindo as farinhas. E eu também quero fazer e vamos fazer”, destacou o governador.
Implementos agrícolas – Na comunidade José Lindoso, no ramal ZF9, no quilômetro 109 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), o governador Amazonino Mendes, ao lado da presidente do FPS, Mônica Mendes, concederam os implementos agrícolas, que segundo o presidente da associação beneficiada, Luciano Pinheiro, irão aumentar a produtividade da comunidade em até 70%. O governador colocou o Governo do Estado à disposição dos agricultores para ampliar a produção da Agroindústria Beneficiadora de Doce Paulo Iemini de Resende.
“O município é um grande produtor de banana, e esse é um passo a mais, agregado a mais. Estamos doando os equipamentos para modernizar, e vamos fazer o financiamento, através da Afeam, para ampliar a indústria. É uma coisa que me agrada muito, um povo simples, operoso e trabalhador”, comentou o governador.
Os equipamentos concedidos pelo Governo do Amazonas, por meio de Termo de Fomento, vão facilitar o plantio para o aumento da produção e ampliar o volume de produtos comercializados nos mercados institucionais, varejistas e feiras. Ao todo, 350 pessoas são beneficiadas no projeto. Foram objetos de fomento: um perfurador de solo; uma roçadeira; uma enxada rotativa; um distribuidor de calcário; um balança eletrônica; um condicionador de ar; um tacho para doces e um empacotadora de doces.
Setor primário – Conforme o secretário de Estado de Produção Rural, José Aparecido, os programas Pro-Mecanização e Pro-Calcário vão corrigir a estrutura do solo e ampliar ainda mais a produtividade agrícola. Ele anunciou ainda os investimentos para os pequenos produtores. “Rio Preto é o celeiro que vai abastecer Manaus. Nós temos previsto para Rio Preto mecanizar e calcariar 400 hectares de terra”, afirmou José Aparecido.
Fotos: Clóvis Miranda