AM tem 1.719 casos de coronavírus. Mortes sobem para 124
O Amazonas registrou 165 novos casos confirmados do novo coronavírus, conforme boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) ontem (16). O total de casos confirmados no estado chegou a 1.719, com 124 mortes.
De acordo com o boletim da FVS-AM, do total de casos de Covid-19 no Amazonas, 1.459 são em Manaus e 260 no interior.
Além da capital, 21 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (149), Iranduba (18), Itacoatiara (15), Tonantins (12), Parintins (11), Santo Antônio do Içá (10), São Paulo de Olivença (10), Presidente Figueiredo (6), Careiro Castanho (5); Anori, Carauari, Careiro da Várzea, Tabatinga, com 3 casos cada; Lábrea, Maués, Novo Airão, Tefé, com 2 casos cada; Anamã, Boca do Acre, Jutaí e Manicoré, com 1 caso cada.
No estado, há 1.220 pessoas com Covid-19 em isolamento social ou domiciliar. Outros 221 casos já estão recuperados e fora do período de transmissão da doença, de acordo com a FVS-AM.
O boletim aponta, ainda, que 688 pacientes estão internados com suspeita e confirmação do novo coronavírus. São 154 pessoas testadas positivo para a Covid-19 e outras 534 sob investigação.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, destacou que 70 pacientes com Covid-19 estão internadas em leitos clínicos, enquanto o número de internados em UTI chegou a 84. Até o último boletim, divulgado nessa quarta-feira (15), o número de pacientes com Covid-19 em UTIs ainda não havia superado o número de internados em leitos clínicos.
Em apenas 24 horas, o Amazonas teve seu maior salto no número de óbitos desde o início dos registros. Foram 18 novas mortes notificadas em apenas um dia, de acordo com a FVS. Além delas, outras 31 estão sob investigação do governo.
Mortes por Covid-19 no AM
Os números divulgados nesta quinta-feira (16) apontam que, em todo o estado, 160 mortes já foram notificadas pelo novo coronavírus – com o total de 124 casos confirmados. Apenas 19 delas foram descartadas e outras 31 estão em investigação. Os números impressionam a Fundação de Vigilância, que reforça o pedido de isolamento social.
“Tivemos 18 novos óbitos. Muitos estão ficando doente. Muitos estão morrendo. Temos 31 óbitos em investigação. A progressão da doença é muito rápida. Ela continuará afetando a todos. Nós não teremos leitos. Se a doença continuar com a progressão, por mais que tenhamos nos preparados, não conseguiremos dar conta. Por favor, evite ser mais um no hospital. Você pode fazer isso se ficar em casa e não se expor ao vírus”, comentou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.
Atendimento na rede pública
O Governo do Amazonas anunciou na manhã desta quinta-feira (16) que vai recorrer da decisão judicial que impugnou o contrato de R$ 2,6 milhões entre o Estado e o Hospital Nilton Lins, que está sendo preparado para atender os casos de Covid-19. Em entrevista à Rede Amazônica, o governador Wilson Lima enfatizou que os trabalhos para a implantação da unidade não serão interrompidos.
No pedido de ação popular, o autor diz que o valor do contrato de aluguel é alto, e que o governo do estado deveria ter, primeiramente, tentado ampliar os leitos já existentes no Hospital Delphina Aziz, considerado referência no tratamento de Covid-19, no Amazonas.
Questionado sobre a questão, Wilson Lima alegou que, embora a unidade tenha ampliado 100 leitos e recebido médicos intensivistas entre esta quarta e quinta-feira (16), a unidade deve atingir a capacidade máxima em breve. Na terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) anunciou que uma equipe com 15 profissionais de saúde, sendo cinco médicos e dez enfermeiros, enviada pelo Ministério da Saúde deve começar a atuar em Manaus neste quinta-feira (16).
O novo hospital de campanha montado pela Prefeitura de Manaus no Lago Azul, na Zona Norte, também reforça o atendimento no sistema público de saúde para casos de Covid-19. A unidade recebeu os primeiros pacientes de Covid-19 na madrugada desta terça-feira (14). Eles foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1, que entrou em funcionamento imediato na noite de domingo, com 18 leitos iniciais instalados.
Nesta quarta-feira, o Governo do Amazonas recebeu do Ministério da Saúde mais de 118 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 8.200 testes rápidos para confirmação de casos do novo coronavírus (Covid-19), além de 273 frascos de álcool gel com 190 gramas cada um.
O material enviado para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), nesta quarta-feira, deve ser distribuído pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) para as unidades estaduais de saúde.
FONTE: G1