AM é campeão em casos de malária com 81 mil infectados
Os casos de malária no Amazonas aumentaram 64,9% nos dois últimos anos. O estado concentrou maior número de casos de todo o Brasil em 2017. Foram mais de 81 mil diagnósticos de malária no ano passado. Os dados são do Ministério da Saúde.
Em 2016, o estado registrou 49.149 casos de malária. No ano seguinte, o volume de casos da doença saltou para 81.069. Houve um aumento de 64,9% da malária no Amazonas de ano para o outro.
Dos 193.876 casos de malária registrados no Brasil, 41,8% dos diagnósticos são de pessoas infectadas nos municípios amazonenses. Segundo o Ministério da Saúde, 129.248 casos de malária foram registrados em 2016 no Brasil.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. No entanto, um tratamento tardio ou deficiente pode levar à morte.
Infectados com malária têm como sintomas febre alta, calafrios, tremores, sudorese (suor) e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas mais característicos, têm náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.