Wilson Lima, vice, senadores e deputados eleitos são diplomados em Manaus
O governador eleito, Wilson Lima, o vice-governador Carlos Almeida, oito deputados federais, 24 deputados estaduais e dois senadores foram diplomados na tarde desta segunda-feira (17) durante solenidade realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), na Zona Centro-Sul de Manaus.
A sessão foi presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), João de Jesus Abdala Simões. Nas eleições deste ano, foram 36 políticos aptos a receber o diploma e exercer os cargos para os quais foram eleitos.
A entrega dos diplomas marca a abertura dos prazos da Justiça Eleitoral, como o início do prazo para o ajuizamento de ações de impugnação da diplomação e de impugnação do mandato eletivo.
A cerimônia iniciou por volta das 16h30. O deputado Saullo Viana (PPS) foi o único que não compareceu à cerimônia.
Dos 24 deputados eleitos, metade deles foi reeleito e os outros 12 foram eleitos pela primeira vez.
Senador mais votado, Plínio Valério disse que pautas nacionais não devem interferir no seu posicionamento em favor do estado.
“Vamos enfrentar temas como a reforma tributária, reforma previdenciária, aborto, gênero. Nós vamos discutir tudo isso, mas eu tenho que ter a consciência de que eu fui eleito com a mensagem amazônida. O povo que votou porque viu em mim uma pessoa que vai lutar pelo estado do Amazonas”, afirmou.