Manaus registra dia mais chuvoso de novembro nesta quarta (28) e mês tem maior acumulado de chuva desde junho
A quarta-feira (28) foi de forte chuva ao longo da tarde, em Manaus. Em pouco mais de três horas, choveu um total de 38 milímetros (mm), o maior volume acumulado por dia do mês de novembro. Este mês, inclusive, foi o mais chuvoso na capital desde junho deste ano.
O acumulado de 38 milímetros significa dizer que ocorreu uma precipitação de 38 litros para cada metro quadrado, se a chuva fosse distribuída de modo uniforme e em superfície impermeável.
A quantidade foi suficiente para causar transtornos em diversos pontos da capital. As avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Umberto Calderaro, na Zona Centro-Sul, tiveram o tráfego interrompido por conta de alagamentos.
Além disso, um avião vindo de Caracas, capital venezuelana, derrapou durante operação de pouso no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Por conta disso, voos que pousariam na capital precisaram mudar a rota.
O volume de chuva desta quarta (28) foi o maior do mês, que registrou até o momento cerca de 130 milímetros desde o dia 1º.
Entretanto, a quantidade ainda é bem inferior quando comparada com novembro do ano passado, quando a precipitação mensal somou, ao todo, 250 mm.
O meteorologista do Grupo Rede Amazônica, Gustavo Ribeiro, explica que a diferença entre o acumulado de novembro deste ano e o de 2017 não é mera casualidade.
“Ainda não podemos afirmar, mas provavelmente é porque as águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais quentes do que o normal”, informou.
As altas temperaturas do Oceano Pacífico favorecem o fenômeno conhecido como “El Ñino”. O fenômeno diminuiu o volume de chuvas na Amazônia, causando um tipo de “atraso” no início da estação chuvosa – popularmente conhecida como “Inverno Amazônico”, que inicia oficialmente em dezembro.
Perigo potencial
Desde a segunda-feira (26), o Instituto Nacioanal de Meteorologia (Inmet) mantém boa parte do Amazonas sob aviso de perigo potencial para acumulado de chuva. O alerta aponta baixo risco de alagamentos e a possibilidade de pequenos deslizamentos nas cidades afetadas.
Até às 9h desta quinta-feira (28), a área do estado que vai do centro ao leste, em direção ao Pará, permanece sob o mesmo aviso, que indica possibilidade de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia.
A previsão do tempo para quinta (28) no Amazonas é de céu variando entre nublado com chuva a parcialmente nublado. A alta nebulosidade esperada ocorre por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O sistema meteorológico se forma quando os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram próximo à linha equatorial. A convergência favorece o desenvolvimento de nuvens e a formação da ZCIT, principal sistema precipitante na Amazônia, segundo Ribeiro.
Fonte: G1 Amazonas