Vazante do Rio Negro em Manaus tem ritmo lento com redução média de 10 cm ao dia
O Rio Negro tem redução média de 10 centímetros no nível das águas nos últimos dias. A cota registrada na régua do Porto de Manaus nesta sexta-feira (31) é de 25,79 metros, após redução de 13 cm. Em 2017, neste mesmo período, a cota era de 23,83. A redução chegava a 25 centímetros. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) avalia que a vazante deste ano tem ritmo lento.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a redução neste período em 2018 é considerada normal e sinaliza o início do período de vazante nos rios do Amazonas.
“Todos os rios estão em vazante, em cotas normais para o período. A cota mínima da vazante aqui no Negro, em Manaus, ocorre no final de outubro e início novembro, a do Solimões um mês antes e do Amazonas um mês depois”, explica Jussara Maciel, gerente de hidrologia e gestão territorial do CPRM.
No início do mês de agosto deste ano, os níveis do rio Negro diversificaram de forma admissível. No primeiro dia do mês, a redução foi de apenas 1 centímetro. Nos dias 2 e 3, a redução saltou para 4 e 5 centímetros, respectivamente. A partir do dia 15, as médias começaram a variar, entre 7 e 8 centímetros.
Nesta terça-feira (28), a média alcançou os 10 centímetros e variou em seguida entre 9 centímetros.
Segundo o CPRM, a menor cota já registrada no Rio Negro foi no ano de 2010. Em 24 de outubro daquele ano, o rio atingiu o nível de 13,63 centímetros.
Fonte: G1 Amazonas