Amazonense representa seleção brasileira em mundial juvenil de boxe, na Hungria
Iury Reges tem apenas 17 anos, mas carrega o peso de uma nação nas costas. Literalmente. Apesar da pouca idade, o roraimense radicado no Amazonas vai representar a seleção brasileira no mundial juvenil de boxe, que ocorre no mês de agosto, na Hungria.
Ele credenciou-se à disputa após ser campeão Sul-Americano na cidade de Santiago, no Chile, em 2017, durante sua estreia internacional. A expectativa, agora, é subir no pódio e beliscar uma vaga na Olimpíada da Juventude, que será ainda este ano, em Buenos Aires.
– Um torneio muito forte. Vai contar com vários países e só os melhores atletas vão competir. Não será fácil, pelo contrário. Eu terei que fazer de quatro a cinco lutas para conseguir ser campeão. O país mais forte é a Rússia, que está ganhando tudo. Cuba, Ucrânia e Japão também estão bem e podem complicar – avaliou o garoto prodígio.
Iury pratica a modalidade desde 2014 e, ao longo do tempo, acostumou-se com as medalhas. São tantas que quase não cabem na prateleira. Este ano, por exemplo, foi terceiro colocado em etapa continental, nos Estados Unidos. O objetivo é manter-se no topo e disputar os Jogos Olímpicos.
O nortista compete na categoria super ligeiro e, como muitos esportistas, tem suas inspirações. As mais recentes são os medalhistas olímpicos Robson Conceição e Esquiva Falcão, mas também nutre carinho por Popó.
– Umas das minhas maiores inspirações são Esquiva Falcão e Robson Conceição. Sou muito fã dos dois, que têm uma tremenda histórias tanto na vida quanto na carreira. Treinam muito e lutam bem demais. São humildes. Sempre acompanho. Também gosto do Popó, mas não acompanhei muito – finalizou.
Fonte: GE