Com 693 casos, Manacapuru lidera número de notificações de sarampo no interior do AM

Foto: Divulgação/Susam

O município de Manacapuru, a 84 km de Manaus, lidera o número de casos notificados de sarampo no interior do estado do Amazonas. A cidade possui 693 notificações da doença, segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) divulgado na quarta-feira (25).

Em todo o estado, já foram notificados 4.410 casos da doença, em 32 municípios, desde março deste ano. Ao todo, 3.725 seguem em investigação. Os 519 casos confirmados da doença foram registrados na capital, que está em situação de emergência.

Além de Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, apresentam o maior número de notificações entre as cidades do interior.

Campanha

A partir desta quarta, cerca de 510 mil doses de vacina começaram a ser enviadas aos 62 municípios do Amazonas para a Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo, que visa intensificar a vacinação entre a população.

Em todo o estado, a meta é vacinar 304.907 mil crianças contra a polio e 204.459 contra o sarampo.

A campanha de vacinação no interior vai acontecer entre os dias 06 e 31 de agosto, mas a população dos municípios pode procurar as unidades de saúde para vacinação de rotina, disponível durante todo o ano.

Situação na capital

O número de casos confirmados de sarampo em Manaus chegou a 519. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta segunda-feira (23).

Após o decreto de emergência, no início de julho, a Prefeitura de Manaus anunciou a intensificação da vacinação na capital. Casas, estabelecimentos comerciais e escolas passaram a receber visitas de agentes de saúde.

De acordo com a Prefeitura, 900 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divididos em equipes, atuam nas ruas para operacionalizar uma varredura vacinal. O trabalho é realizado diariamente durante seis semanas, das 15h às 20h.

Além do reforço nas ruas, as doses continuam disponíveis para a população em 185 salas de vacinação localizadas em unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (26), as equipes de vacinadores estarão na Escola Estadual Belarmino Marreiro, no conjunto Novo Aleixo, Zona Norte e na Escola Estadual Marcantônio Vilaça II, na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, também na Zona Norte.

Vacinas

Segundo a secretaria, a vacina de rotina é aplicada em pessoas de 1 até 49 anos. Mediante o avanço da doença no Amazonas, a faixa etária foi alterada para crianças a partir de 6 meses.

A população pode se dirigir às unidades básicas de saúde para imunização. A listagem com os endereços está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O Cartão de Vacinação deve ser levado no dia da vacina, principalmente no caso de crianças. Quem não possuir o documento poderá ganhar um novo cartão, com registro da dose aplicada.

As doses que são aplicadas já estavam na capital. Mais vacinas foram solicitadas ao Ministério da Saúde na semana anterior, segundo a Prefeitura.

Quem não pode vacinar?

Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune).

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *