A nova gastronomia arte que encanta turistas em Aruba

Feche os olhos e imagine duas esferas laranjadas, brilhantes, milimetricamente dispostas em um prato branco alvo. Assim, como uma arte delicada e precisa, é uma das mais saborosas e bem elaboradas sobremesas do White Modern Cuisine (www.whitecuisine.com).E isso é apenas um detalhe final para coroar o espetáculo que é o menu criado pelo chef Urvin Croes, o expoente da gastronomia de Aruba, que é dono do White.

Seus poucos mais de 30 anos e seu jeito discreto não deixam transparecer o turbilhão de criatividade que ele revela na fusion cuisine que cria com ingredientes típicos de Aruba e do Caribe em geral e toques da gastronomia francesa. “Eu sempre digo que uma ida a um restaurante precisa ser surpreendente do começo ao fim. E o que criamos aqui, no White, é isso. Um menu que tem o papel de encantar cada cliente com seu paladar peculiar”, explica.

Filho de pai chinês e mãe arubana, ele estudou gastronomia em Aruba e depois se especializou na Europa. Voltou ao seu país de origem, ganhou prêmio de Melhor Chef em 2013 e hoje comanda dois bem-sucedidos restaurantes. O White fica em um condomínio de casas fechado e é clean, requintado sem frescura, com uma adega maravilhosa e um menu que vai do vegano a opções com carne de cordeiro.

Os molhos e os acompanhamentos, sempre com muitos vegetais, raízes e sementes só se sente em pinceladas delicadas, como para comer com os olhos e saborear, um a um, bem devagar. A arte de mesclar ingredientes vai além do sabor e ganha beleza nomise en place, provocando fotos e mais fotos.

 

O que provar?

Experimente o Aruba Lamb Saco, com molho barbequecaseiro e creme de banana-da-terra, ou o Teriyaki Salmon, com risoto de wakame, uma espécie de alga. No menu de sobremesas perca a linha e prove o Oranges, essa surpresa deliciosa de tudo que um bom chef pode fazer com laranjas. Outra dica é o In Love With Chocolate, que traz o chocolate em diferentes versões – do petit gateaua ganache de chocolate.

O melhor de tudo? Os quilos a mais são perdoáveis porque comer com arte é outra coisa.

           

 

Uma viagem gastronômica numa noite só

São oito pratos, vinhos para harmonizar com cada um deles e uma experiência do melhor da gastronomia de Aruba. O aquecimento é no terraço do restaurante, que fica também em um condomínio residencial com vista do pôr-do-sol deitando no mar da praia Eagle.

 Estamos no The Kitchen Table by White (www.thekitchentablebywhite.com), o segundo restaurante do chef Urvin Croes.  Flûts de champanhe aqui e ali descontraem os clientes que em minutos sentarão à mesma mesa.

Como em uma casa, 16 pessoas sentam-se numa longa bancada em L, diante dos chefs e seus assistentes que preparam e finalizam os pratos que serão servidos naquela noite.

 

Diante dos nossos olhos atentos saem entradas, como o famoso croquete de pato, frutos do mar, carnes e o aroma dos temperos se espalha delicadamente pelo ambiente. Tudo isso harmonizado a vinhos. Cada prato, aliás, é detalhado pelo chef, comprovando que cada receita é baseada na tradicional culinária de Aruba, mas totalmente revisitada e reconstruída.

O resultado? Uma surpresa de sabores em cada um deles.

Há momento para o intervalo regado a champanhe com sorbet de limão para limpar o paladar e, depois, a parte final, com sobremesas e cupcake de piña colada de lembrancinha. Fascinante, para dizer o mínimo! A dica: O menu muda a cada mês e só funciona com reserva. Então agende antes, combine com os amigos e divirta-se! Inicia às 18h30 e vai até 21h.

                
Agradecimentos:

. Autoridade de Turismo de Aruba @arubabr

. Chef Urvin Croes @urvincroes

. Paradise Turismo @paradise_turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *