Público infantil ganha biblioteca no Centro Cultural Povos da Amazônia
No novo endereço, a biblioteca, que funcionava no Centro de Manaus e recebia somente visitas agendadas, vai aumentar o número de frequentadores, além de agregar o Cine Silvino Santos, que já funciona no CCPA.
A Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira vai manter o sistema de divisão por estações. O percurso será montado ao redor da cúpula do CCPA com a “Estação da Meditação”, onde as crianças fazem um alongamento e relaxam antes de começar a visita. Em seguida, passarão pela “Estação da Ciência”, na qual aprendem sobre o corpo humano.
A visita termina na “Estação de vídeo”, que será agregada ao Cine Silvino Santos, assim como a “Estação da Astronomia”, na qual as crianças fazem uma viagem imaginária através do sistema solar.
Cada visita tem duração de 1h30 e é limitada a 30 crianças por vez. O secretário de Cultura, Denilson Novo, ressalta a importância do espaço funcionar no complexo multicultural. “As crianças terão acesso ao acervo da Biblioteca, às atividades pedagógicas que ela oferece e ainda poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura amazônica nos espaços do CCPA, como o Museu do Homem do Norte, a Casa do Caboclo e a Casa da Farinha”, afirma Novo. “É importante esse contato com a realidade local”.
Sobre a biblioteca – Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 3 a 10 anos, oferecendo serviços de biblioteca especializada, desenvolvendo diversas atividades como visita guiada, mediação de leitura, oficinas de artes-educação, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.