Maués inaugura maior biblioteca digital pública do interior do Amazonas
População recebeu acervo com mais de um milhão de itens e escolas novas e revitalizadas neste fim de semana durante festa de aniversário da cidade
Conhecimento, cultura, informação e educação. Os moradores de Maués, a 268 quilômetros de Manaus, têm isso e muito mais desde sábado (23) em um só lugar: no Complexo de Arte e Educação Fábrica de Ideias. Além disso, entre sexta-feira (22) e domingo (24), cerca de 900 crianças foram beneficiadas com a entrega de 11 escolas municipais em três comunidades da Zona Rural. As inaugurações fazem parte das comemorações do aniversário de 185 anos da cidade, que acontecem de 21 a 35 de junho.
“Estamos muito satisfeitos porque conseguimos tornar nossa cidade pioneira no acesso à cultura e educação por meio da tecnologia com a criação da Fábrica de Ideias, e também porque demos mais dignidade aos estudantes e professores da Zona Rural com a entrega destas escolas”, diz o prefeito de Maués, Júnior Leite.
O Complexo de Arte e Educação Fábrica de Ideias, voltado para educação de crianças e jovens através da cultura e da arte, fica no mesmo endereço da antiga Biblioteca Almir Gomes de Almeida, que foi revitalizada na área externa e interna e deu lugar ao acervo de mais de 1,3 milhão de títulos na primeira biblioteca digital do interior do Estado, com livros, imagens, mapas e vasto material de pesquisa acadêmica. No local, serão oferecidas atividades como cursos, palestras e contação de histórias, além da disponibilidade de mesas, dez baias com notebooks, intranet, pufes e salas individuais para cursos. A nova estrutura triplicou a capacidade de atendimento ao público no espaço, que pode chegar a dois mil por mês.
“O aluno que for ao local receberá uma senha para usar o sistema apenas para pesquisa, pois a rede interna não dará acesso a redes sociais e outros sites. Todo o acervo de livros acadêmicos, paradidáticos, infantis, títulos amazônicos e clássicos estará à disposição do público que são alunos da rede municipal e estadual de ensino, universitários e até crianças. Já temos confirmadas a de cursos de violão e iniciação musical”, explica Ellen.
Na Zona Rural, a entrega de 11 novas escolas beneficiará cerca 900 crianças que, em alguns casos, frequentavam escolas improvisadas em salas anexas em igrejas e centros sociais. A gestora de uma dessas escolas, Maria Piedade, diz que, antes, as condições de ensino eram bastante precárias, mas que agora, a realidade promete ser melhor. “Se eu for falar como era antes, vai levar muito tempo. Mas posso garantir que estamos muito felizes com a escola nova, de boa qualidade, com espaço e melhores condições para a realização do nosso trabalho. Com certeza os alunos também estão felizes”, disse.
A biblioteca digital foi criada em 2001, pelo Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura (SEC). Seu conteúdo tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGH-AM). No entanto, não se resume a livros, também dispõe de documentos que se encontram em domínio público e outros que foram elaborados especificamente para entrar no site. Tudo disponibilizado gratuitamente aos usuários.
Escolas na Zona Rural
Cinco escolas foram entregues na comunidade Maués Açu, quatro em Paracuni e três no Paraná do Urariá de Cima. Sendo duas escolas totalmente novas, do piso ao teto em Maués Açu e Paracuni, com duas e quatro salas, respectivamente. As demais foram completamente revitalizadas e ampliadas. Todas com móveis novos, como cadeiras e mesas para alunos e professores. Além de uniformes e material escolas para os estudantes.
“Antes, a dificuldade era muito grande. Quando o rio enchia, a escola ficava inundada. Estamos muito agradecidos ao prefeito Júnior Leite”, comemorou o coordenador de uma das comunidades, Antônio Marcos.
Em 18 meses, a Zona Rural de Maués já recebeu 22 escolas, novas ou revitalizadas, incluindo sete em comunidades Sateré-Mawé. Até o final do ano, a expectativa é de 46 novas escolas para a população.