Amazonino inaugura primeiro Centro Educacional de Tempo Integral em Itacoatiara
Escola terá 24 salas de aula e atenderá mais de 720 estudantes do Ensino Médio.
O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, inaugura, na sexta-feira (25/05), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, primeira unidade do modelo no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). O novo Ceti, construído na rua José Trados, s/n, bairro Tiradentes, contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio na modalidade de tempo integral.
A cerimônia acontece às 10h e também contará com a participação do titular da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Lourenço Braga, estudantes, servidores e comunitários. Para o secretário, o Ceti é um marco na educação da cidade. “Essa obra que o Amazonino entrega tem uma grande relevância para a população da cidade e será um diferencial para o crescimento educacional dos estudantes de Itacoatiara”, destacou Lourenço Braga.
O Ceti Dom Jorge Edward Marskell entra em operação com especial, que será definido pela Seduc, a fim de cumprir a carga horária mínima anual nas escolas, que equivale a 200 dias letivos.
Estrutura – Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.
A gestora da escola, Guiomacy Aquino, afirmou que a inauguração do Ceti em Itacoatiara tem um significado especial para todos no município. “Vai trazer ganhos para os alunos e para os servidores. Para nós, significa avanço, progresso”, disse.
Na inauguração, a escola iniciará o ano letivo com 15 projetos diferenciados nas áreas de Linguagens, Exatas, Humanas, entre outras, e que visam garantir aos estudantes um aprendizado de qualidade.
Patrono – Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade.
Dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz.
Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.
Foto: Clóvis Miranda / Secom