Vanessa Grazziotin visita Maués e anuncia projeto para setor primário
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) este na última sexta-feira (11) no município de Maués, onde participou de uma extensa agenda política e social, além de reuniões com os militantes e visitas as instituições de ensino superior do município
Conhecida da população da “Terra do Guaraná”, a senadora Vanessa já destinou recursos da ordem de R$ 1.804.000,00 do Orçamento da União ao município no período de 2009 a 2017 que foram utilizados para a aquisição de implementos agrícolas (caminhões, tratores, em instalações comerciais), além de investimentos nas área de saúde e educação.
Na semana passada, a senadora amazonense, apresentou em Brasília, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 156/2018 que concede seguro desemprego para o extrativista vegetal que exerça atividade profissional ininterruptamente, de forma artesanal ou em regime de economia familiar durante o período em que for imprópria a exploração extrativista.
Segundo Vanessa, atualmente o PLS 156/2018 está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ela disse que esta justa reivindicação, apelidada como Seguro-Ribeirinho é a ampliação da cobertura do seguro-defeso, que tem papel fundamental para a sobrevivência de milhares de famílias que vivem no interior do Amazonas que podem passar a receber um salário mínimo mensal.
“Os trabalhadores que vivem do extrativismo vegetal, têm dificuldades de subsistência causadas pela necessidade de se suspender a atividade por determinados períodos. O extrativismo continua desempenhando um papel socioeconômico da mais alta importância. O projeto vai garantir a esses trabalhadores o direito de receber um salário mínimo (R$ 954,00) durante o período em que for impróprio a exploração extrativista”, afirmou a senadora amazonense.
Ela disse que avaliando as dificuldades vividas pelos ribeirinhos do Amazonas, após diálogo com a Associação dos Seringueiros Indígenas e Não Indígenas do Alto Solimões, da cidade de Benjamim Constant, apresentou o PLS 156/2018 que concede o seguro-desemprego.
Vanessa afirmou que o extrativismo assegura a subsistência de milhões de brasileiros, alijados do mercado formal de trabalho, que além de efetivamente ocuparem o imenso território da Amazônia, permitem acesso a pelo menos 37 produtos diferentes decorrentes do extrativismo como por exemplo: Cupuaçu, Açaí, Quina, jaborandi, Copaíba, Látex, Castanha-do-pará, Bacaba, Breu, jatobá e Juta.