Trump e Kim Jong-un marcam encontro histórico para o Dia dos Namorados
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou esta semana a data e o local em que irá se encontrar com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un . Esse será o primeiro encontro na história entre líderes desses dois países – e ocorre após meses de trocas de farpas entre o magnata e o ditador.
“O antecipado encontro entre eu e Kim Jong-un vai ocorrer em Cingapura, no dia 12 de junho. Nós dois vamos tentar torná-lo um momento muito especial para a paz mundial!”, disse o presidente Donald Trump . O anúncio do norte-americano, como de costume, foi feito por meio do Twitter.
Apesar da data escolhida para o encontro mais esperado do ano – no Brasil, ironicamente, a mesma em que se comemora o Dia dos Namorados –, mundialmente, não há expectativas apenas positivas sobre a reunião.
Afinal, embora ambos os líderes tenham tomado atitudes que combinem com um discurso de paz, seus posicionamentos seguem divergentes. Por isso, um encontro pode não ser o suficiente para que os EUA e a Coreia do Norte alcançam estado de consenso para diversos assuntos – como a pauta balística e nuclear, por exemplo.
Mesmo com um notável receio a respeito do resultado da reunião, não é possível negar que o diálogo entre os dois líderes, mais do que nunca, esteja avançando.