Retornos são fechados na avenida Coronel Teixeira
Para garantir trânsito com mais segurança, as áreas de canteiro central utilizadas para retorno de veículos na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste, estão sendo fechadas pela Prefeitura de Manaus. Estudos do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) recomendaram o fechamento de três pontos.
Foram fechados os retornos na frente dos condomínios Jardim América, Jardim Europa e após o Comando Militar da Amazônia. Os condutores terão de fazer a conversão a partir das rotatórias na esquina da avenida do Turismo, na frente do 19º DIP ou nos canteiros que oferecem segurança para a manobra.
As conversões à esquerda, realizadas nos canteiros centrais dessa via, de acordo com o Manaustrans, representam grande risco de acidente de trânsito. Está comprovado que, para fazer o retorno, os condutores necessitam desacelerar o veículo exatamente na faixa de maior velocidade e, ao acessar a pista contrária, invadem também a faixa de maior aceleração.
Além dessas manobras arriscadas, alguns retornos estavam localizados em trechos de curvas da avenida, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Nesses locais o condutor não tinha visibilidade do fluxo de veículos na pista contrária ou necessitava frear muito próximo de um veículo parado, tentando fazer o retorno.
“A medida é a comprovação de que a Prefeitura de Manaus está atenta para reduzir acidentes e salvar vidas. A avenida Coronel Teixeira já possui rotatórias para o condutor fazer o retorno com segurança”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.
Com o fechamento dos retornos, o canteiro central da via está sendo construído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Após a construção receberá paisagismo e sinalização também.
FOTOS: Marcelo Lima/Manaustrans