Maués terá projeto ‘Cama e Café’ para fomentar o turismo

 

 

O Governo do Amazonas lançou na última sexta-feira (13/04), no município de Maués (a 270 quilômetros de Manaus em linha reta) o projeto “Cama e Café”. A  ação, realizada em parceria com a prefeitura do município, reuniu moradores e o trade local no Museu do Homem de Maués, para apresentação da proposta de hospedagem alternativa para uso turístico com serviços de café da manhã.

A apresentação foi conduzida pelo presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Orsine Junior, e contou com a presença da presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, do prefeito de Maués, Junior Leite, e de demais autoridades municipais.

Na ocasião, o presidente da Amazonastur esclareceu os benefícios do projeto e o diferencial em comparação aos demais meios de hospedagem que consiste, entre outros aspectos, no desenvolvimento do turismo comunitário e troca de experiências e cultura entre os hospedes e o proprietário da hospedagem, além de geração de renda e crescimento econômico e social.

“Este projeto foi idealizado pelo governador Amazonino Mendes em 1997, e era voltado para Parintins. Agora, ele nos deu essa missão de lutar pela causa pública e promover o desenvolvimento do turismo no interior do Estado, levando o projeto para outros municípios. Então, hoje, iniciamos essa ampliação começando por Maués que tem grande potencial para o turismo de eventos, sol e praia, além de outros atrativos como a pesca esportiva”, disse Orsine.

Satisfeito com o objetivo e oportunidades oferecidas pelo projeto, o prefeito de Maués, Junior Leite, destacou a importância do apoio do Governo do Amazonas para o desenvolvimento do turismo no município. “Quem aqui um tempo atrás imaginou que estaríamos articulando com o governo um projeto que chega e identifica o potencial da sua família e financia seu empreendimento para desenvolver a hotelaria? Eu não tinha alcance do que o ‘Cama e Café’ poderia ser, agora tenho convicção que esse é o primeiro passo para criarmos uma cadeia de relações para o turismo. O turismo pode mudar a vida das pessoas e transformar a economia. É uma felicidade estar vivenciando esse momento e espero dentro em breve estar aqui celebrando os resultados”, declarou o prefeito.

Inscrições – Mais de 40 pessoas já se inscreveram no projeto e a equipe da Amazonastur iniciou as visitas técnicas às residências dos candidatos para análise de atendimento aos requisitos do programa que avaliam infraestrutura, serviços e sustentabilidade do investimento.

‘Cama e Café’ – Esse tipo de hospedagem surgiu na Europa e nos Estados Unidos (Bed and Breakfast), sendo muito utilizado hoje nas grandes capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. O “Cama e Café” nada mais é do que uma hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

No Amazonas, o trabalho é uma ação integrada da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que conta com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), entre outras entidades.

Fomento para produção do guaraná – Durante a visita do Governo do Amazonas ao município, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) entregou para a Cooperativa Agropecuária de Produtores Rurais de Maués – CoperMaués, equipamentos para melhorar a produção do guaraná e as condições de trabalho dos cooperados. Com essa ação do Fundo, a produção do pó de guaraná deve aumentar em até 80%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *