Abertura dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será hoje, no município de Coari
A abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será realizada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus em linha reta), nesta sexta-feira (13), às 18h, no ginásio municipal Geraldo Granjeiro, localizado na rua Capitão Silva, bairro Tauá Mirim. A competição, que é a principal disseminadora de talentos e promessas do Estado, é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
De acordo com o professor Egídio Pinto, chefe do Departamento de Desporto, o JEAs deve envolver aproximadamente 300 mil alunos entre 12 e 17 anos. “Essa competição tradicional em nosso Estado há mais de quatro décadas movimenta toda a rede escolar estadual, municipal, federal e particular, além de ser uma grande oportunidade para crianças e jovens poderem mostrar seu talento e representarem o Amazonas em nível nacional, com os Jogos Escolares da Juventude (JEJs). Neste ano, 56 municípios participarão do evento, que é uma ferramenta de inclusão magnífica”, destacou.
Na solenidade de abertura do maior torneio interescolar do Estado, estarão presentes autoridades esportivas de Coari e da capital, além de cerca de 600 atletas que irão participar da programação preparada para o evento. Ao todo, oito pólos terão seletivas para definir os representantes da fase final do JEAs, que será em julho, na capital.
Inclusão – Para o secretário da Sejel, Manoel Almeida, a realização dos Jogos Escolares é importantíssima, pois é uma ferramenta de inclusão de crianças e jovens amazonenses no meio desportivo. “O Amazonas possui uma estrutura grandiosa e nosso povo é potencialmente talentoso. E é justamente por meio do esporte que podemos oferecer, principalmente às crianças e jovens, uma oportunidade de se destacarem em sua modalidade e poderem competir nacionalmente. Temos orgulho de nossos atletas e tenho certeza que o JEAs será uma vitrine para novos talentos de nosso Estado”, disse.
Modalidades – Dentre as modalidades estão atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, entre outras.
Capital – Em Manaus, os jogos acontecerão de 11 a 22 de junho, em vários ginásios.
Polos – Confira a ordem de realização dos jogos que irão ocorrer no interior, entre os meses de abril e maio:
– Polo IV (Alvarães, Coari, Codajás, Japurá, Maraã, Tefé e Uarini), de 12 a 17 de abril, com sede em Coari.
– Polo VI (Apuí, Autazes, Borba, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã), de 19 a 24 de abril, com sede em Borba.
– Polo II (Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba), de 10 a 15 de maio, com sede em Itapiranga.
– Polo VII (Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá), de 17 a 22 de maio, com sede em Envira.
– Polo III (Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins), de 24 a 29 de maio, com sede em Parintins.
– Polo V (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins), de 31 de maio a 05 de junho, com sede em Jutaí.
– Os Polos I (Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão e Presidente Figueiredo) e IX (Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira), estão com datas e locais a serem definidos. Já o pólo VIII (Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauiní e Tapauá) não participará, por não ter nenhum atleta inscrito na competição.