SSP lança aplicativo para casos de roubo em ônibus em Manaus

Desde a última quinta-feira (5), usuários do transporte coletivo que tiverem um smartphone com acesso a internet poderão comunicar à Polícia Militar (PM), em tempo real, através do aplicativo ‘Aviso Polícia’, ocorrências de roubo dentro de ônibus do sistema de transporte público ou em terminais de integração da cidade.

Conforme o então secretário de Segurança Pública (SSP-AM) Bosco Saraiva, o tempo resposta da PM para atender o chamado da população será de até 6 minutos. Bosco explicou que o app foi desenvolvido durante três meses por engenheiros do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e por enquanto, apenas casos em ônibus serão assistidos pela PM.

O objetivo do app, segundo o secretário executivo do CICC, Fábio Pacheco, é facilitar o atendimento à população durante ocorrências policiais, além de garantir à SSP um maior conhecimento sobre as ações policiais.

“Garantimos que o sistema funciona, pois é uma tecnologia que já tínhamos investido na copa e estava parada, assim como os equipamentos. Por exemplo, 18 tabletes que serão usados em viaturas estavam em gavetas do CICC”, relatou.

Ainda de acordo com Fábio, depois de baixar o app e apertar o ‘botão do pânico’, a ocorrência solicitada pelo ‘Aviso Polícia’ chegará à base de informações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As viaturas da região da ocorrência também receberão o informe e serão direcionadas para o atendimento imediato.

“O controle do atendimento é feito diretamente no CICC, onde os atendentes poderão auxiliar a viatura em campo a chegar até o ponto da ocorrência, caso haja alguma dificuldade”, comentou.

Para utilizar a tecnologia, a população deve baixar o aplicativo em qualquer smarthphone que já está disponível na Google Play com o nome ‘Aviso Polícia’. Inicialmente apenas celulares com o sistema Android poderão utilizar a ferramenta, mas posteriormente também estará disponível para aparelhos com o sistema iOS.

Após baixar o aplicativo, o usuário realiza um cadastro prévio com nome, telefone, e-mail e endereço. Efetuado o cadastro, a população poderá acionar a polícia em caso de ocorrências policiais. A SSP ressaltou que durante a ocorrência o celular do usuário será monitorado para contribuir com o atendimento, mas após a finalização do atendimento o monitoramento será encerrado. O aparelho será rastreado via GPS.

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