Djuena Tikuna representará Amazonas no ‘Indigenous Music Awards’
A cantora Djuena Tikuna será a primeira amazonense a representar o Estado no “Indigenous Music Awards” (IMA).
A premiação que faz parte do Festival “Manito Ahbee”, que ocorrerá entre os dias 16 a 20 de maio na cidade Winnipeg, no Canadá, reunindo artistas do mundo inteiro.
Djuena concorre na categoria “Melhor Álbum Musical” com o CD “Tchautchiüãne”, lançado em agosto ano passado, no Teatro Amazonas. “Tchautchiüãne” (“Minha Aldeia”, em português) é o primeiro álbum solo da cantora e conta com 12 composições escritas exclusivamente na língua tikuna.
Djuena conta que soube das inscrições para o “Indigenous Music Awards” através do anúncio do edital em uma rádio indígena e resolveu inscrever o álbum. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Cinco artistas brasileiros foram escolhidos e eu sou a única da região Norte”, comenta.
Djuena Tikuna tem mais de 10 anos de carreira e diversas participações em CDs regionais e nacionais. A artista começou cantar quando ainda era criança por influência da mãe, mas compôs profissionalmente aos 19 anos, quando cantava em grupo com os irmãos. As composições da artista falam a respeito da resistência cultural indígena e representatividade.
‘Indigenous Music Awards’ – A premiação acontece durante o festival “Manito Ahbee”, que há 13 anos celebra a cultura e música indígena, na cidade de Winnipeg, no Canadá. Durante o encontro, representantes indígenas de diversos lugares do mundo dialogam sobre a importância dos povos indígenas, suas culturas e identidades.
Campanha das redes sociais – Após a indicação, Djuena está realizando uma campanha nas redes sociais para conseguir patrocínio com passagens aéreas para chegar ao festival. A artista disponibiliza o e-mail djuenatikuna@gmail.com para futuras parcerias.