Líder norte-coreano faz visita surpresa à China, diz agência
O líder norte-coreano Kim Jong-un fez uma visita a China ontem (26) , sendo sua primeira viagem ao exterior desde que chegou ao poder em 2011, quando assumiu o lugar de seu pai, Kim Jong-il. Segundo a agência Bloomberg, não se sabe ainda mais detalhes sobre a visita, nem o objetivo ou itinerário.
Possivelmente, Kim Jong-un teria entrado no país em um trem especial pela fronteira de Dandong, no Nordeste chinês, informou o canal japonês Kyodo News. Já a Nippon TV transmitiu imagens de um trem norte-coreano chegando nesta segunda-feira em Pequim, parecido com a composição usada por Jong-il em uma visita à capital chinesa pouco antes de sua morte em 2011.
A medida inesperada vem após a decisão deste mês do presidente americano Donald Trump de realizar um encontro com Kim Jong-un em maio, após autoridades sul-coreanas informarem que Kim se mostrou disposta a abrir mão de seu programa de armas nucleares. Diplomatas de Estados Unidos, Coreia do Norte e vizinhos tem se preparado desde então para tal reunião.
Kim ainda deve se reunir pela primeira vez em abril com o presidente sul-coreano Moon Jae-in em uma cúpula intercoreana — um prelúdio da reunião com Trump.
Laços entre a China e a Coreia do Norte, vizinhos e aliados durante a Guerra Fria, tem se intensificado diante do respaldo chinês às progressivas rodadas de sanções da ONU a fim de frear o avanço nuclear norte-coreano.