Usina Chaminé fechada para reforma até 20 de abril
Com a proposta de apresentar um espaço repaginado e com a capacidade de receber cada vez mais atividades, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) iniciou esta semana a reforma do Centro Cultural Usina Chaminé. O processo de reparos técnicos será realizado até o dia 20 de abril.
Reparos no telhado, pintura interna, externa e reforma na área da arena são algumas das melhorias que estão sendo realizadas no local. De acordo com o diretor dos Centros Culturais da SEC, Taciano Soares, o objetivo é entregar um espaço que seja valorizado através da realização de diferentes programações culturais.
“O espaço terá condições melhores para receber programação continuada, espetáculos e, principalmente, o público amazonense”, comenta.
O diretor afirma ainda que outros espaços, como o Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro serão reorganizados futuramente. “Estamos potencializando nossos equipamentos culturais, visto que esta reforma compõe uma série de intervenções que a SEC e a AADC (Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural) vem realizando nos espaços, de maneira que tenhamos estruturas capazes de abrigar a vasta programação que agora compõe o calendário cultural da Secretaria”, afirma.
Após a reforma, o local receberá a exposição “Amazonas Plural”, que reúne obras de mais de 70 artistas. A grande exposição, que contará com obras inéditas, será inaugurada no dia 22 de abril.
Com curadoria de Turenko Beça e Jandr Reis, “Amazonas Plural” lançará artistas de diferentes gerações das artes plásticas. Taciano considera o projeto uma inovação que trará oportunidades através da junção de novos e consagrados artistas do cenário amazonense.
“É uma das maiores exposições que a SEC lançará. São artistas da capital e do interior, sendo que alguns vão expor pela primeira vez”, adianta.
Além da exposição, a Usina Chaminé abrigará, mensalmente, uma Mostra de Artes semelhante à primeira edição da Mostra Literária (ocorrida no dia 18 de março). O projeto visa envolver artistas de linguagens diferentes e ocupar todas as salas do Centro Cultural.
Espetáculos e projetos audiovisuais – Com a reforma, a proposta da diretoria dos Centros Culturais é realizar espetáculos semanais no espaço. Os grupos artísticos serão selecionados de acordo com as inscrições no Programa Espaço Aberto.
Além de espetáculos, o local também receberá projetos audiovisuais enviados por artistas, que circularão em todos os Centros Culturais.