Cine Vídeo Tarumã exibe filmes dirigidos por mulheres na Ufam
O projeto Cine Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), inicia a programação de 2018 com a exibição de três filmes dirigidos por mulheres.
As obras tratam de temas diversos, desde o direito ao voto na década de 70 até protestos em 2012 contra o estupro e feminicídio. Todas as sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Ufam.
Na segunda-feira (12), o filme exibido é “Mulheres Divinas’, da diretora sueca Petra Volpe. O longa narra a vida da jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger), que começa a lutar publicamente pelo direito de voto das mulheres, que os homens devem decidir nas urnas em fevereiro de 1971.
Na quarta-feira (14), o filme é “Mulheres sem Homens”, da cineasta Shirin Neshat. A produção se passa em 1953, no Irã quando um golpe de estado apoiado pelos norte-americanos e ingleses derrubou o primeiro-ministro democraticamente eleito, Mohammad Mossadegh, e reinstalou o Xá no poder. Ao longo de vários dias quatro mulheres diferentes da sociedade iraniana estão reunidas nesse contexto de turbulência política e social.
Na sexta-feira (16), é vez do documentário “Filha da Índia”, da diretora Leslee Udwin. Um grupo de seis homens estupra uma mulher de 23 anos em um ônibus, em dezembro de 2012, em Nova Délhi, e dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. Indignadas pela violência, mulheres do país inteiro vão às ruas protestar, mobilizando uma onda mundial de aversão a tal ato.