Como tecnologias de ponta incrementam resultados e mudam a saúde do AM
A Expo Saúde Amazonas, promovida pelo Governo do Estado esta semana em Manaus, apresentou muitos avanços e conquistas do setor nos últimos anos, incluindo o lançamento do portal ‘Saúde AM’, no qual é possível monitorar em tempo real dados da rede e acompanhar o atendimento nas unidades, entre outras facilidades para o cidadão.
Mas para alcançar esses resultados, há muita tecnologia, inovação e a atuação direta de uma rede de profissionais altamente especializados para manter o sistema funcionando e eficiente 24 horas por dia, a serviço das principais empresas do país em soluções e gestão hospitalar.
“Fizemos questão de colocar um showroom de tudo que estamos fazendo na área da saúde. O que está aqui não é o que vamos colocar, não é inteligência artificial, não é montagem. Isso está dentro das nossas unidades. É desafiador fazer saúde no estado do Amazonas, mas é possível sim a gente melhorar o serviço de saúde como temos feito. Estamos entregando uma saúde melhor do que antes”, afirmou o governador Wilson Lima durante o evento.
6 MIL MAMOGRAFIAS
Na rede estadual de saúde, por exemplo, o envio em tempo real de exames de Raio-X, mamografias e tomografias realizados em 64 unidades de saúde dos municípios amazonenses, é um desses serviços tecnológicos que são disponibilizados imediatamente para laudos e diagnósticos médicos. A plataforma on-line envolve as tecnologias da Med.Place, empresa de telerradiologia que atua há dois anos no Amazonas.
Desde que sua entrada no sistema de saúde do Estado, os números são impactantes: mais de 100 mil exames realizados, entre eles, um verdadeiro salto nas mamografias processadas no interior, que antes não passavam de mil por ano e atualmente superam 6 mil.
“Antes era preciso vir para Manaus, com papéis na mão, para fazer a consulta com o especialista. Com a plataforma, no momento em que a imagem é gerada no interior, já está no sistema, reduzindo o tempo do diagnóstico de quatro meses para dois dias”, explica o Analista de Suporte, Aytalon Pacheco.
PRONTUÁRIO DIGITAL
Outro serviço fundamental disponível à população do Amazonas, é o Prontuário Único Digital, ferramenta que permitiu pela primeira vez, reunir o histórico médico dos pacientes em um sistema eletrônico on-line integrado e que está em funcionamento desde 2023 na rede pública local de saúde.
Iniciativa do Governo do Amazonas, a plataforma é da Salux Technology, que está presente em 47 unidades de saúde de Manaus, com a ferramenta que acompanha e registra passo a passo, desde a primeira consulta, medicação recebida e os exames, procedimentos e cirurgias realizados em um paciente.
De 2023 até hoje foram mais de 7 milhões de atendimentos registrados na base de dados da plataforma e 1,8 milhão de prontuários únicos contemplados com essa solução, permitindo que os gestores públicos também possam traçar um cenário amplo da saúde, como áreas com maior incidência de doenças, monitorar e rastrear o uso e compra de medicamentos, entre outros índices.
“Essas informações são todas do Estado e colaboram para futuras políticas públicas mais assertivas para a população. Além disso, o prontuário único digital é uma conquista para a transparência pública, para o povo que passa a ter acesso aos seus dados, ao uso de verbas e também para o meio ambiente, porque toneladas de papéis deixam de ser consumidas”, acrescentou a Gerente de Implantação da Salux, Andreza Nunes Cravo.
ZERANDO A FILA
Aliando o uso das novas tecnologias com a atuação presencial nesta nova fase da saúde pública no Amazonas, também se destacaram no evento as carretas que realizam atendimentos ambulatoriais, hospitalares e tomografias, dando suporte imediato para unidades de saúde principalmente na capital e Região Metropolitana.
Desde a utilização das carretas, em 2023, Manaus se tornou a única capital brasileira sem filas de espera para fazer mamografias e tomografias simples.
“A tecnologia que o estado do Amazonas vem trabalhando é extremamente importante para a qualidade assistencial, redução do tempo de espera. O Governo do Estado vem investindo em transformar estruturas físicas, garantindo um ambiente de cuidado humanizado, além da qualificação das pessoas. A infraestrutura das unidades traz modernidade e tecnologia associadas ao cuidado que o usuário merece no seu tratamento em saúde”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
De acordo com a Gerente de Operações e com a Coordenadora Operacional das Unidades Móveis da Bringel Medical, Caroline Frank e Tainá Alves, em dois anos, as carretas já realizaram mais de 100 mil atendimentos.
“Todas as vezes que chegamos no interior, a população recebe com festa porque sabe a importância de ter assistência perto de casa. No total, já foram sete municípios e antes os pacientes aguardavam até 4 anos por uma vaga”, relataram.
ALTO PADRÃO PÚBLICO
Com um histórico de mais de sete anos sem casos de infecção de pacientes relacionado ao uso de materiais cirúrgicos nas unidades de saúde do Estado em Manaus, a BP Serviços é outra empresa que utiliza tecnologia, aparelhos de última geração e inteligência artificial para assegurar que todo o material utilizado em cirurgias e outros atendimentos médicos esteja 100% esterilizado e desinfectado.
Atendendo 49 unidades de saúde estaduais desde 2015, a BP recebe e esteriliza, uma média de três milhões de itens por mês em sua central na zona Centro-Sul da cidade, atendendo desde a rede primária até cirurgias de alta complexidade.
Segundo a coordenadora Rosana Marques, ao recolher os equipamentos e itens nas centrais de material e esterilização (CME), todas as peças são rastreadas e monitoradas para acompanhar sua vida útil, aplicação e destino até que volte “limpa” para a unidade de saúde.
“São dados excepcionais porque garantem ao paciente e sua família que ele está seguro e tem um serviço de alto padrão em um hospital público que antes estava disponível apenas para quem podia pagar, mas que agora pertence a todos”, acrescentou Rosana.

