Amazonas na COP 30: Nilton Lins representa a região em evento global
A Universidade Nilton Lins, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisas do Amazonas, está presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém (PA) e ontem, na abertura do evento participou de importantes debates sobre desenvolvimento sustentável, segurança hídrica e descarbonização da economia, entre outros.
A vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleuciliz Santana, representa a instituição na “Zona Azul” da conferência, área oficial e restrita onde ocorrem as negociações diplomáticas e as deliberações, destacando o compromisso da Universidade com a causa ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.
“Como instituição amazonense com uma série de projetos e ações dentro e fora das salas de aula voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade, a participação em um evento deste porte é fundamental para compartilhar nossas experiências e aprendizados, além de contribuir para as discussões globais sobre as mudanças climáticas e bioeconomia”, afirmou Cleuciliz Santana.
Entre as ações da Nilton Lins que serão apresentadas na COP 30 estão o programa ESG (Ambiental (Environmental), Social (Social) e de Governança (Governance)), as pesquisas aplicadas e voltadas para a bioeconomia, as atividades da incubadora inBioTa em Manaus e no interior do Estado e os projetos de inovação desenvolvidos pela instituição no Amazonas.
“A busca por recursos é uma das prioridades das instituições de pesquisa amazônicas e brasileiras em geral”, avaliou a vice-reitora. “Precisamos de financiamento federal e internacional para avançar nos projetos e propostas que visam promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região e a COP 30 é uma oportunidade para buscarmos parcerias e recursos para nossas iniciativas”.

