Transformação digital reduz custos e promove sustentabilidade em hospital de Manaus

Redução do consumo de papel, de energia elétrica, de recursos como tinta para impressoras, espaço físico e ainda maior celeridade no atendimento dos pacientes, que passam a contar com um sistema de atendimento mais eficiente e confiável que reduz o tempo de espera.

Estes são alguns dos benefícios da transformação digital que o sistema desenvolvido pela empresa Zerodox está promovendo no Hospital Santa Júlia, em Manaus, estima-se após a conclusão do projeto uma economia de R$ 60 mil, por mês, apenas na compra de papel, além de incontáveis ganhos para o meio ambiente e a sustentabilidade.

De acordo com o sócio fundador e diretor de operações da empresa que integra o Grupo Bringel, Elton Mota de Souza, a Zerodox está presente em 14 estados brasileiros e o sistema contribui diretamente na redução de custos ao transformar tudo que é papel em documentos digitais, com redução não apenas na aquisição do material, mas em equipamentos como impressoras e energia elétrica.

“Também há um ganho e maior eficiência no tempo de trabalho dos colaboradores em suas funções, com mais segurança nos registros para os médicos e pacientes, além de eliminação da guarda física de documentos e otimização dos espaços. Com a digitalização, as informações estão disponíveis imediatamente, sempre que necessário, e todos os documentos assinados digitalmente têm valor jurídico”, acrescentou Elton.

SUSTENTABILIDADE
Segundo o superintendente de TI do Santa Júlia, João Alexandre, o hospital tem em torno de 25 mil atendimentos por mês, e a ideia com o Zerodox é fazer a transformação digital de toda a documentação que tramita pelo hospital.

O primeiro passo foi a implantação de tablets na recepção de internação, onde os pacientes podem visualizar e assinar documentos digitalmente. “Estimamos que imprimimos cerca de 600 mil páginas por mês, o que equivale a 1,2 mil resmas de papel e com a implantação do sistema, esperamos reduzir esse volume em até 70% nos próximos cinco meses”.

A transformação digital do Hospital Santa Júlia é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das instituições de saúde. Com a redução de custos e o impacto ambiental minimizado, o hospital pode se concentrar em fornecer serviços de saúde de alta qualidade aos seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *