Manaus ganhará Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI-AM) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) criarão o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Cidade de Manaus. O órgão será formado por câmaras técnicas em todas as áreas do desenvolvimento urbano municipal, como saúde, educação, Zona Franca de Manaus, carga tributária, mobilidade, dentre outros. Cada câmara irá criar um projeto para a sua área, servindo de metas para a gestão municipal.
A criação deste conselho foi acordada durante o encontro “O Futuro da Minha Cidade de Manaus”,que aconteceu entre os dias 19 e 21 na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). “Estamos nos espelhando em cidades que tiveram o aceleramento do desenvolvimento urbano após adotarem as ações sugeridas pelo conselho. Manaus não vai parar de crescer e estamos estabelecendo projetos que possam ajudar o ordenamento deste crescimento”, afirmou o presidente da ADEMI-AM e empresário, Romero Reis.
De acordo com ele, as primeiras reuniões para a criação do conselho, escolha de presidente e das câmaras acontecerá já nas próximas semanas.
O ex-prefeito de Maringá (PR) e responsável pela implantação dessas ações e pela grande transformação naquela cidade, Silvio Barros, avaliou a iniciativa. Segundo ele, a implantação desse conselho foi fundamental para que o município paranaense saísse da 58ª para a 8ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Precisamos pensar além do nosso tempo. As entidades têm que acompanhar de perto o que está sendo realizado em sua cidade e a criação do conselho é uma maneira efetiva de contribuir com essa melhoria urbana”, assegurou.