Conheça os Benefícios da Acupuntura no tratamento de Fibromialgia
Você é uma pessoa que se sente cansada por muito tempo e percebe dores em diferentes partes do corpo? Cuidado! Esses são apenas alguns sintomas da Fibromialgia, uma síndrome não inflamatória que apresenta dor generalizada que perduram mais de 3 meses.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 150 mil pessoas sofram com a síndrome no mundo todo, sendo que 80% dos casos são mais frequentes em mulheres. Já no Brasil, segundo estudo publicado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, a Fibromialgia acomete cerca de 2% da população, com proporção de 1 homem para cada 5,5 mulheres.
De acordo com a fisioterapeuta e acupunturista, Daniele Alves, da clínica ID Fisiopuntura, inicialmente, a maior dificuldade encontrada pelos especialistas é realizar o diagnóstico, tendo em vista que não há um sintoma específico e que depende de uma série de fatores para que o indivíduo seja diagnosticado com a fibromialgia.
“Nós precisamos ver se o paciente é uma pessoa que apresenta dores em várias partes do corpo, perda de sono, fadiga, quadro de depressão ou ansiedade, por exemplo. Ao identificar pontos dolorosos de forma bilateral no corpo, alterações do sono, astenia, alterações estomacais e humor, é possível fechar o diagnóstico. Como se trata de uma doença crônica e de difícil diagnóstico, por vezes é confundida como uma sensação psicológica ou algo da sua cabeça, levando ao agravamento do quadro de saúde”, disse.
Não existe cura para quem sofre de fibromialgia, porém, o tratamento pode ser feito de forma multidisciplinar, utilizando medicamentos, exercícios físicos de baixo impacto para aumentar a produção de endorfina e melhorar a oxigenação muscular, massagem, e também a acupuntura, técnica da medicina tradicional chinesa, que usa agulhas pelo corpo e ajuda a diminuir as dores musculares.
“Em primeiro lugar, nós precisamos identificar em que fase esse paciente se encontra, se está na fase aguda, crônica, se há queixas em alguma região específica… a partir disso, podemos definir o tratamento. Através da acupuntura, a gente pode regular o metabolismo do paciente e assim diminuir os quadros de dores. Punturar os meridianos para equilíbrio do metabolismo e redução dos quadros disfuncionais oriundos dos quadros dolorosos”, ressaltou a fisioterapeuta e acupunturista da clínica ID Fisiopuntura, Daniele Alves.