Equipe Baja UEA expõe carro ganhador de prêmio no Manaus Plaza Shopping
Nos dias 12 a 15 de maio, o Manaus Plaza Shopping recebe pela segunda vez os alunos da Universidade Estadual do Amazonas que constroem veículos de estrada (“off-road”) para competições nacionais. A Equipe Baja UEA, já ganhou o premio de Melhor Equipe do Norte por dois anos seguidos, e agora traz para exibição seu carro ganhador.
A exposição acontece entre os dias 12 e 15 de maio no 2º andar do shopping que funciona de 10h às 22h de segunda à sábado e de 11h às 21h aos domingos.
O grupo tem a finalidade de por em prática os aprendizados em sala de aula, alunos de Engenharia Mecânica da UEA, criaram em 2011 a Equipe Baja, mas o programa só se tornou sólido em 2012, quando o prof. Dr. Eduardo Barreda se tornou coordenador do projeto.
No ano seguinte, conseguiram apoio financeiro da Fapeam que fez uma oficina na Universidade com todos os equipamentos e materiais necessários para o inicio do desenvolvimento do primeiro protótipo em 2014.
Depois de uma análise de campo na Competição Nacional BAJA SAE Brasil em 2015, a equipe se preparou, e finalizou seu Baja para que pudessem competir de fato. Aspirando dar visibilidade ao potencial do Norte e aos cursos de engenharia da UEA, almejando um futuro internacional.
A criação do carro é feita na oficina da faculdade que disponibiliza computados com softwares e internet disponível onde a equipe elabora todo o projeto durante o primeiro semestre do ano. A construção do carro começa no segundo semestre, os alunos utilizam o maquinário que conseguiram com o apoio da Fapeam no ano de 2013, depois disso passaram a arrecadar os materiais de patrocinadores e doações.
Segundo Polyana, gerente de Marketing e Gestão do projeto, a equipe quer sempre está pronta para competir. “Estamos em busca de continuar anualmente trazendo o prêmio de Melhor Equipe do Norte e melhorando nossa colocação para aplicar da melhor formas os conhecimentos que obtemos em sala na prática e elevar o nome do projeto, da equipe e da Universidade.”
O projeto conta atualmente com 34 integrantes, sendo eles alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil, Produção, e Controle e Automação, estão se preparando para o próximo passo que é a projeção e construção do novo carro, com o qual pretendem participar da Competição em 2018.
Quem quiser fazer parte do programa, basta estar devidamente matriculado na Universidade e passar no processo seletivo.