Projeto circense desenvolve conscientização ambiental para crianças

Com uma programação dividida em dois fins de semana, o projeto ‘Interditado: Circulação Além da Ponte’ ocorre até este domingo (16/05), promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente das bacias hidrográficas, à crianças e famílias que residem próximo a igarapés e rios em Manaus. Antes da live “Caminhos da Sustentabilidade”, que ocorre no domingo, às 19h, pela conta no Instagram @palhaca.meiokilo, a última parada do projeto acontece neste sábado (15/05), na Aldeia Waikiru, localizada no bairro Tarumã Açu.

O projeto esteve presente, entre os dias 08 e 09 de maio, em comunidades dos municípios de Novo Airão, Manacapuru e Iranduba, cujos moradores se encontram em situação de vulnerabilidade social, e são atendidas por organizações não-governamentais (ONGs).

Seguindo os protocolos de distanciamento, as crianças atendidas pelo projeto receberam máscaras e um kit para a realização da oficina “Arte e Sustentabilidade”, dividida em dois segmentos: infantil, com a confecção de brinquedos, e adulto, com a elaboração de utensílios domésticos. Neste sábado, os participantes, moradores da Aldeia Waikiru, poderão assistir ao espetáculo “Interditado”, gravado previamente, e exibido em formato digital.

Desenvolvimento
“Interditado: Circulação Além da Ponte” é um desdobramento do espetáculo “Interditado”, de 2018, cuja temática explora as problemáticas ambientais da poluição dos rios e igarapés na cidade de Manaus, utilizando a linguagem clownesca e do tecido acrobático, através da palhaça Meio Kilo, de Karine Magalhães, gerando uma reflexão social que fortalece a conscientização ambiental de forma integral ao público, além de discutir um tema tão urgente e necessário para a região amazônica.

Segundo a idealizadora da circulação, Karine Magalhães, o trabalho busca promover a conscientização ambiental à população que convive diretamente com espaços de natureza. “É um espetáculo livre para todos, mas é voltado ao público infantil justamente por ser uma faixa em que precisamos ensinar sobre a valorização do meio ambiente. Moro no centro da cidade e não consigo tomar um banho no igarapé perto da minha casa por conta do despejo de lixo e da falta de saneamento básico. No tempo da minha avó isso era possível. Falta a valorização tanto do meio ambiente, quanto cultural, de reconhecer o rio, nosso tambaqui com farinha, que é nosso e precisamos respeitar e cuidar”, declarou a artista.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciana Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), o projeto encerra com a live “Caminhos da Sustentabilidade”, no dia 16 de maio, às 19h, pelo perfil @palhaca.meiokilo no Instagram, mediado pela artista Jaqueline Santos e participação da palhaça Meio Kilo.

Sobre Karine Magalhães
Karine Magalhães é atriz, palhaça e acrobata aérea. Bacharela em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integrante da ColetivA de Palhaças, com pesquisa em palhaçaria feminina. Também faz parte do grupo Roda na Praça com apresentações circenses e integra o CETA – Coletivo Experimental de Teatralidade.

Foi contemplada pelo Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, pela Lei Aldir Blanc em 2020 com o projeto “Interditado – Circulação Além da Ponte” e no Edital Prêmio Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus, com a “Circulação do espetáculo Interditado nas Escolas Municipais de Manaus”. Em 2020 teve seu artigo publicado na Revista Arte Documenta (Edição#5) sobre “A linguagem do palhaço em diálogo com o processo de desmecanização do tecido acrobático”.

Serviço
O que? Projeto Circense “Interditado: Circulação Além da Ponte”
Quando? 15 e 16 de maio de 2021
Quanto? Gratuito
Onde? Aldeia Waikiru, bairro Tarumã Açu, em Manaus.
Informações em @palhaca.meiokilo no Instagram

FOTOS: Larissa Martins / César Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *