Secretário de Wilson Lima terá que depor na CPI do Genocídio no Senado

A CPI da Covid aprovou, na quarta-feira (5), a convocação do atual secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, para prestar depoimento no Senado sobre o enfrentamento à pandemia. A data ainda será definida.

Campêlo deve ser questionado sobre as circunstâncias relativas ao colapso na saúde que ocorreu em Manaus, nos primeiros dois meses deste ano, especialmente com relação à falta de oxigênio e a atuação dos gestores públicos para a resolução da crise.

O Amazonas foi o primeiro estado do País a entrar em colapso por conta da segunda onda da Covid. Até esta quarta-feira, mais de 12,6 mil pessoas morreram com a doença no estado.

Além do secretário, a comissão recebeu outros requerimentos pedindo a convocação de autoridades do Amazonas, como o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida. Eles devem ser analisados ao longo desta semana.

Também há requerimentos para que a CPI da Covid tenha acesso a documentos das secretarias municipal e estadual de Saúde. Os parlamentares querem verificar cópias de todas as comunicações que façam referência a pedidos de auxílio material ou humano com as respectivas respostas do Governo Federal.

Além disso, a CPI deve votar um requerimento para que o Ministério da Saúde esclareça denúncias de que teria demorado a dar resposta às ofertas de aviões com oxigênio para o Amazonas, por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Governo dos Estados Unidos.

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *