Abertas inscrições para o Cadastro Estadual de Cultura do AM
O Governo do Amazonas abriu, na terça-feira (27/04), o Cadastro Estadual de Cultura. O registro, que pode ser feito em cultura.am.gov.br, é necessário para solicitação do auxílio emergencial, disponibilizado pela gestão de Wilson Lima para os trabalhadores da Cultura que estão em situação de vulnerabilidade devido à pandemia.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, podem se inscrever no cadastro trabalhadores que exercem atividades relativas à produção, difusão ou fornecimento de bens ou serviços culturais necessários à cadeia produtiva da cultura.
“Para fim de solicitação do auxílio, os trabalhadores têm dez dias para se cadastrar. Mas, o cadastro continuará aberto, porque será a base de dados da cadeia produtiva da cultura e economia criativa do Amazonas; e também se tornará a plataforma oficial para diversas atividades promovidas pelo Governo do Amazonas, como inscrições em editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios”, destaca o titular da pasta.
Para realizar o cadastro é necessário preencher um questionário socioeconômico e ter os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, comprovante de residência, portfólio (fotos de atividades exercidas no setor cultural, matérias veiculadas na imprensa); declaração de órgão público, associações culturais e/ou empresas de eventos informando que o solicitante presta serviços artísticos e culturais e que faz parte da cadeia produtiva; entre outros documentos que comprovem a atuação na área artística e de economia criativa por no mínimo dois anos.