Bosque da Ciência celebra 26 anos com programação online
Uma programação especial e online vai marcar os 26 anos de funcionamento do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). As visitas públicas permanecem suspensas, em virtude das restrições sanitárias devido à pandemia de Covid-19, mas as atividades comemorativas estão garantidas para toda a família.
A programação contempla passeio virtual para conhecer as tartarugas da Amazônia, oficina de educação ambiental em casa e uma Roda de Conversa discutindo o papel dos parques urbanos, com lançamento do projeto Bosque Com&Ciência. A transmissão ocorrerá pelo canal do Inpa no Youtube/AscomInpa (https://www.youtube.com/ascominpa).
Neste ano, o tema escolhido é “Bosque da Ciência: Educador por natureza”, que se propõe fortalecer os objetivos do Bosque como espaço educador em temas relacionados à conservação da natureza e cidadania socioambiental. Além de ser um fragmento florestal com refúgio para vida animal, o espaço permite contemplação da natureza, lazer, e o desenvolvimento de ações culturais e de popularização da ciência e da tecnologia.
“Fazemos questão de estar próximo dos nossos visitantes na passagem de aniversário do Bosque. Nos 26 anos, não é diferente, queremos estar com o público, mesmo que virtualmente, e para isso montamos uma programação bem interativa e cheia de conhecimento, retratando muito bem o que o Bosque é: um Educador por natureza”, destacou o coordenador do Bosque da Ciência, Alexandre Buzaglo.
Conforme o coordenador, a visitação pública presencial segue suspensa, mas a conexão com o público continua pelos canais na Internet, a exemplo do projeto Passeio Virtual no Bosque da Ciência. “Quando for o momento de retornar, vamos comunicar a todos, e a sociedade encontrará um Bosque com muitas novidades”, conta Buzaglo.
Programação
Pela manhã (10 horas), acontecerá um Passeio Virtual pelo Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa). O tour será seguido de bate-papo com pesquisadores sobre curiosidades e dúvidas sobre as espécies de tartarugas da Amazônia. Após as conversas, os participantes serão convidados a ajudar as tartarugas a chegarem ao rio em segurança em um jogo interativo. A mediação será realizada por Sabrina Menezes e Guta Agostini, ambas do Cequa.
No período da tarde (14h30), será realizada a oficina “Educação ambiental em casa”, que mostrará como é possível, mesmo no ambiente doméstico, realizar atividades que aproximam as pessoas da natureza e que contribuem para um meio ambiente mais sustentável. De acordo com as organizadoras, a ideia é utilizar materiais do dia a dia para produção de mudas e para fazer tintas naturais. A mediação será realizada pela técnica do Inpa, Fernanda Reis, com participação de Laura Landau e Renata Vilar.
Para encerrar a programação, às 17 horas, será realizada a Roda de Conversa – “Bosque da Ciência: Educador por natureza”. Essa atividade, que marcará o lançamento do projeto Bosque Com&Ciência, contará com a participação de especialistas que abordarão o papel dos parques urbanos como espaços educadores em temas relacionados à conservação da natureza e cidadania socioambiental.
Os convidados trarão diferentes abordagens para discutir a importância de espaços como o Bosque da Ciência para fomentar valores conservacionistas em estudantes e visitantes. A mediação ficará com o educador ambiental do Bosque, Felipe Zanusso, e tendo a participação dos convidados: Rita Mesquita (Coordenadora de Extensão do Inpa), Jim Barborak (Universidade do Colorado – EUA), Saulo Seiffert (Ufam) e Thelma Prado (CEA/DEPPE/Seduc-AM).
Projeto Bosque Com&Ciência
O projeto tem como objetivo fortalecer o canal de diálogo do Bosque da Ciência com a sociedade, por meio da educação ambiental e popularização da ciência, em especial aquela produzida no Inpa.
A iniciativa está inserida no projeto “O Bosque da Ciência como laboratório para fortalecer a educação básica em ciências na Amazônia”, aprovado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a programação serão exibidos vídeos em homenagem aos pesquisadores, funcionários e parceiros do Bosque que nos deixaram em decorrência da Covid-19.