Parintins registra 38 novos casos de Covid-19 em 24h
Com o registro de 2 casos de coronavírus computados na segunda-feira (17-08) parecia que o município estava em forte queda nos números da pandemia e estava dando adeus à Covid-19.
No entanto, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (18/08), nas últimas 24 horas, Parintins registrou mais 38 novos casos de contaminação, elevando para 3.772 pessoas infectadas em toda a pandemia.
O número equivale a 3,34% dos 112.881 casos confirmados no Amazonas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) nesta terça-feira (18/08).
Não há um registro amplo dos dados, como vinha sendo repassado até algumas semanas, por parte da Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Há informações extraoficiais de que os casos aumentaram consideravelmente na área rural. Em comunidades que não havia registro de casos, há duas semanas, como na região do Rio Tracajá, em tão pouco tempo uma das comunidades já apresenta o registro de 15 casos de contaminação.
Os doentes apresentam sintomas brandos, alguns assintomáticos. Inclusive uma equipe da Secretaria da Saúde esteve nessa localidade, mas as informações não foram repassadas para a imprensa.
Na mesma comunidade houve um surto de virose no mês de fevereiro, cujos sintomas eram parecidos com os da Covid-19, como falta de paladar, perda de olfato, entre outros sintomas.
Um dos comunitários, cuja identidade será mantida em sigilo, avalia que a doença já teria afetado pessoas na região. Diante das informações a reportagem entrou em contato, no mês de maio, com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, ocasião em que descartou a presença do coronavírus na citada área rural de Parintins, no começo do ano.
Neste relatório há o registro de 53 parintinenses tratados, nas últimas 24 horas, elevando para 3.581 o número de pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença. Não houve óbito de ontem para hoje, mas o número de mortes no município é de 107.
FONTE: Repórter Parintins