Uma tarde na bela e histórica Vila de Óbidos
As ruelas de pedras desgastadas revelam o tempo. As muralhas, imponentes e o castelo quase totalmente preservado contam a história e nos coloca como em uma viagem ao passado. Estamos na Vila de Óbidos, sítio histórico da cidade homônima, cuja história remonta do século I, quando os romanos por aqui estiveram.
As casinhas, algumas mais imponentes que outras, suas três igrejas e suas duas pracinhas revelam que a vida era agitada na então vila, que como porto marítimo chamou a atenção dos vários povos cujo domínio sucessivamente se exercia no ocidente da Península.
No decorrer dessas batalhas, os Romanos de certa forma, e com certeza os invasores Muçulmanos, a fortificaram. Não passam despercebidas as pequenas parcelas, ainda hoje existentes, com o estilo mouro.
Podemos ainda observar e imaginar a resistência que D. Afonso Henriques possa ter encontrado neste espaço, quando em 1148, após a conquista de Santarém e Lisboa, o primeiro Rei lançou-se com objetivo de apoderar-se de todas as regiões vizinhas. Em 1153, o Castelo de Óbidos passaria a ser uma referência, e do reinado seguinte, o de D. Sancho I, restando como prova, uma inscrição da Torre do Facho.
Uma tarde por lá é sinônimo de caminhadas a passos lentos, olhar atento a cada construção, horas de degustação do segundo produto mais importante em Óbidos, depois da sua história, o licor de ginja, ou licor de cerejas. Experimente os que são misturados a chocolate e nunca mais queira outro.
Não deixe de:
– Provar o licor de ginja e levar um pra casa.
– Caminhar nas muralhas do castelo e olhar a paisagem até onde a vista alcança.
– Abusar das fotos no castelo e no portal de entrada da cidadela, com azulejos portugueses.