Escapadas em Portugal
36 Horas em Nazaré, o paraíso das ondas
A cidade de praia das mais famosas de Portugal é também o lar dos surfistas e de fãs do esporte: Nazaré. E a razão é simples: considerada a capital das ondas gigantes na Europa, seu mar gera ondas que passam dos 30 metros de altura e é palco constante de campeonatos internacionais de surf. Por lá já passaram de Gabriel Medina a Kelly Slater.
Mas o recorde da maior onda surfada, de 24,38 metros, é do brasileiro Rodrigo Roxa, em 2017. Uma polêmica ainda em discussão, mas já vale o feito.
Localizada a 99km de Lisboa, no Distrito de Leiria, tem pouco mais de 15 mil habitantes, de acordo com o último censo. E faz bem o estilo de vila praiana, repleta de edifícios e casinhas brancas e amarelas, como numa combinação de paleta de cores que harmonizam com a natureza.
Debruçada sobre o oceano Atlântico, a cidade tem uma orla de extensa de praia, onde se destacam a praia de Nazaré, bem na área central e a mais frequentada pelos turistas e cujo calçadão, com pedras pretas e brancas, lembram os de Ipanema, no Rio de Janeiro. E a praia do Norte, mais selvagem e distante do centro cerca de 15 minutos de carro, reduto dos surfistas, pois é lá que nascem as ondas gigantes.
Na orla de Nazaré espalham-se restaurantes de frutos do mar e peixes frescos e lojinhas de artesanato, souvenirs e roupas. Destaque para os pratos impecáveis do restaurante do hotel Mar Bravo. Prove o risoto de camarão e nunca mais vai querer comer em outro lugar.
No alto verão, nos meses de junho, julho e agosto, era comum terem shows na praia, mas com a nova atitude pós-pandemia da Covid-19 os shows ficaram suspensos. Ainda assim, vale o passeio, o banho de mar e o espetáculo da natureza.
Não deixe de:
– Visitar a parte antiga de Nazaré, onde está o Santuário de Nazaré, que guarda a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira e que data do ano 711.
– O forte São Miguel Arcanjo, que é pequenino e que só se consegue visitar a muralha. É de lá que se avistam as ondas gigantes e o mais belo pôr-do-sol da cidade.
– Provar o arroz de mariscos: frescos, bem servido e delicioso, ele tem em quase todos os restaurantes.