Prefeitos do AM participam de lançamento de programa federal de saneamento
Com a participação de 12 prefeitos do interior do Amazonas, além de representantes de órgãos públicos da União e do Estado, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (16), na sede da Fundação Nacional de Saúde no Amazonas (Funasa-AM), o programa federal Saneamento Brasil Rural, que irá aplicar R$ 218,9 bilhões, nos próximos 20 anos, em projetos de abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos e outras ações destinadas a melhorias sanitárias nas cidades brasileiras.
Para o prefeito de Itamarati, Antônio Maia da Silva, a proposta é um grande avanço em benefício da população rural, especialmente os ribeirinhos.
A mesma avaliação é compartilhada pelo prefeito de Urucurituba, Claudenor Pontes. “São recursos fundamentais para que possamos equipar o interior do Estado, com estruturas que só existem em Manaus, como saneamento básico, sistema de esgoto e de água potável e de lixeiras adequadas”, afirmou o prefeito.
Na solenidade, o prefeito de Lábrea, Gean Barros, afirmou ainda, que as questões relacionadas à falta de saneamento básico, são os maiores problemas enfrentados pelos municípios amazonenses e de todo o País.
“Saneamento é saúde. Sem água potável, por exemplo, os hospitais e unidades de saúde ficam lotados com muitos pacientes doentes. Isso consome recursos em remédios, profissionais e estrutura que poderiam ser direcionados para outras áreas de saúde, apenas se tivéssemos um sistema adequado de água ou uma rede de esgoto”, afirmou o prefeito Gean Barros, ao acrescentar que os lixões a céu aberto também fazem parte da lista de problemas a serem enfrentados pelo projeto.
O prefeito de Santo Antônio do Içá, Abraão Magalhães, também celebrou o anúncio do programa federal e destacou que em seu município as prioridades são banheiros, caixas de água e tanques de água tratada.
“Estes são os maiores problemas no interior do Estado e esta parceria é importante para resolvermos estas questões prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou.
De acordo com o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Maués, Junior Leite, o projeto irá dar um novo impulso nas ações já desenvolvidas pelos gestores do interior do Estado. “As demandas nesta área são várias e este aporte de recursos federais, via apresentação de projetos aos órgãos responsáveis, abre novas possibilidades e soluções para temas que historicamente, fazem parte do cotidiano dos municípios”, ressaltou o prefeito.
Além dos prefeitos dos municípios já citados, estiveram presentes ao evento os gestores de Amaturá, Anamã, Canutama, Jutaí, Manacapuru, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Nova Olinda do Norte.
Antes da apresentação do programa, houve a assinatura de termos de convênios, provenientes de recursos de emenda parlamentar, entre a Funasa e os municípios de Anori, Alvarães, Santo Antônio do Içá e Caapiranga.