O surgimento de varizes nos pés requer atenção especial e tratamento com especialista
O aparecimento de varizes nos pés é mais comum do que se imagina. Por se tratar de uma região do corpo ainda mais sensível e por “segurar” o peso do corpo inteiro, pacientes com esse tipo de problema relatam que as dores e o incômodo são ainda maiores se comparados à outras partes do corpo.
“O que causa tanta dor é o constante atrito com sapatos e meias, o que pode causar até mesmo feridas e problemas ainda mais sérios, como a trombose”, explicou a médica cirurgiã-vascular Fabiana Lo Pesti.
De acordo com a especialista, o problema é mais comum em pessoas entre 50 e 60 anos, devido ao enfraquecimento da parede das veias.
Assim como em outros membros, a varizes nos pés são veias doentes, que acabam ficando dilatadas, tortuosas e causando bastante dor. Por se tratar de uma doença que afeta muito a aparência dos membros, esse problema não tem impacto apenas na qualidade de vida, mas também na auto estima do paciente.
Dentre as causas do aparecimento de varizes nos pés estão o excesso de peso, longos períodos em uma única posição, a falta de exercício físico, a gravidez, as alterações hormonais e até mesmo o envelhecimento.
O cuidado com essa região do corpo precisa ser levado ainda mais a sério, pois um diagnóstico errado como artrose, tendinite e fasciíte pode esconder situações mais sérias, como trombose e tromboflebite.
Os tratamentos são relativamente simples e são feitos com com laser, microespuma e escleroterapia. A identificação do problema é visual e através do Doppler para diagnóstico de trombose.
Em Manaus, o tratamento é realizado no Instituto Cardio Vascular (@icvmanaus ). Em suas redes sociais, a médica Fabiana Lo Presti também tira muitas dúvidas a respeito do tema.