‘Pé-de-Pincha’ firma cooperação com laboratório do Vale do Rio Madeira
Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019, colaboradores do Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (Liop) realizaram visita técnica na Fazenda Bicho do Rio, em Iranduba, município da Região Metropolitana de Manaus.
Durante a visita, foi firmado um termo de cooperação entre o Programa Pé-de-Pincha, que é coordenado pelo professor Paulo César Machado Andrade, e o Liop.
A iniciativa pretende identificar e monitorar áreas de reprodução das espécies Tartaruga da Amazônia – Podocnemis expansa, Iaçá – Podocnemis sextuberculata, e Tracajá – Podocnemis unifilis.
O coordenador do Liop, professor Marcelo Rodrigues dos Anjos, afirma que o acordo pretende estabelecer intercâmbio entre pesquisadores e estagiários do laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira – Liop e o Laboratório de Animais Silvestres, ambos da Universidade Federal do Amazonas.
“A ideia é envolver populações tradicionais no manejo e conservação da biodiversidade, além de valorizar o capital social, garantindo o desenvolvimento socioambiental das populações tradicionais e/ou silvícolas”.
Na mesma oportunidade foi realizado o curso ‘Técnicas de Conservação e Manejo de Quelônios’, durante o qual foram transmitidos conhecimentos e técnicas relacionados a monitoramento das populações e reprodução de quelônios da Amazônia. A formação viabiliza a ampliação das áreas de atuação do laboratório e o fomento da conservação e a manutenção dos tabuleiros de reprodução e estoques naturais de quelônios.
FONTE: Ufam