Gastronomia funcional que valoriza ingredientes regionais

A onda de vida saudável, mais sustentável e o máximo de aproveitamento de alimentos básicos por meio do consumo consciente tem ganhado cada vez mais força no Brasil e no mundo. E em Manaus não é diferente. Já tem até pós-graduação em Gastronomia Funcional.

Gastronomia Funcional, fui lá para aprender experimentando, é aquela que utiliza ingredientes que fazem bem a saúde, evitam doenças e contribuem para reduzir efeitos de outras. Em outras palavras, é a gastronomia mais saudável, rica em nutrientes que fazem bem ao nosso corpo.

O desafio proposto a mim, pelo professor e gastrônomo Marco Souza, era o de degustar 18 pratos – isso mesmo: 18 pratos!!! – e avaliar com o paladar de uma pessoa comum, que aprecia boa comida, o sabor de cada um deles.

Foi uma tarde deliciosa!!!

Os pratos foram preparados pelos alunos – boa parte deles nutricionistas e gastrônomos – da pós-graduação em Gastronomia Funcional da Fametro. Cada grupo ou brigada, preparou uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Um banquete para ser degustado por mim, pela nutricionista Livia Ribeiro e pelo chef Marcus Pompeu.

Entre muitas surpresas saborosas e aprendizados, me encantei pela almôndega de casca de banana, com farinha de aveia e ervas, com molho ao sugo. Impecável, saborosa e acho que já deveria ter à venda nos mercados de Manaus. Saudável acima de tudo, já que substitui a proteína animal e é rica em nutrientes.

Também me encantei pelo tabule de grãos e pepino, que ficou mais leve e suave que o tradicional tabule árabe. E pelo consomé de mandioca e mix de cogumelos, com chips de beterrada. Incrivelmente rico em nutrientes e ao mesmo tempo leve e saboroso.

 

Entre as sobremesas as surpresas foram uma cheesecake com iogurte e cupuaçu e o creme de pitaya com maracujá e castanhas caramelizadas em melaço de cana. Para pedir para repetir mil vezes!

A lição que ficou? Que dá para fazer comidinhas mais saudáveis e criativas com os ingredientes que temos no Amazonas. Pitaya, por exemplo, já é cultivada aqui. A banana é uma das bases da nossa gastronomia e é versátil e nutritiva.

E vai a fica final do professor Marco Souza: “Substitua a farinha de trigo por farinha de linhaça, de arroz ou de aveia. Essas três últimas são menos calóricas, mais saudáveis e ajudam a, por exemplo, reduzir índices altos de colesterol”.

As receitas? Bem, a melhor notícia é que o projeto final dessa turma será um livro com as principais receitas elaboradas por eles ao logo do curso. Agora é aguardar!!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *