Manaus ganha nova UTI com leitos exclusivos para pacientes com problemas neurológicos graves
Manaus conta com uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com leitos exclusivos para pacientes neurológicos, como pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A nova ala de UTI foi inaugurada no Hospital Santa Júlia e tem a finalidade de aumentar a expectativa de vida dos pacientes neurológicos em estado crítico.
O espaço tem 30 leitos, tantos para pacientes de doenças gerais, coronarianos e neurológicos.
A nova unidade tem um sistema de monitorização neurológica continuada com acompanhamento de um neurointensivista 24 horas por dia e com os equipamentos de ponta, como o ventilador respiratório de última geração. Com isso, qualquer medida para a melhora do paciente pode ser tomada rapidamente, imediatamente assim que ele apresentar alguma alteração.
Atualmente, os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são a segunda causa de morte no Brasil de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com essa nova UTI, a expectativa é de que esses índices diminuam significativamente em Manaus. “É um avanço no atendimento a esse tipo de paciente, pois é uma chance maior de sobrevivência. Vale ressaltar que não será um atendimento voltado apenas para um grupo mais privilegiado de pessoas, visto que o Hospital Santa Júlia atende a um vasto número de planos de saúde”, afirmou o diretor-presidente do Hospital Santa Julia, o médico Edson Sarkis.
Ainda de acordo com Sarkis, a inauguração da unidade reforça os investimentos que o Hospital Santa Júlia tem feio nos últimos anos. “A partir de agora, além de uma UTI com leitos para pacientes generalistas e coronarianos, vamos dar uma atenção maior aos pacientes neurológicos. Paralelamente à essa inauguração, junta-se o pioneirismo de nosso corpo clínico, consolidando o Hospital Santa Júlia como referência em Manaus no tratamento de pacientes com problemas críticos, seja na área coronariana, neurológica ou generalista”, assegurou.
Além da inauguração, o Hospital passa a implementar em seu atendimento de urgência e emergência o “Protocolo de Stroke” ou “Protocolo de AVC”, que é uma série de procedimentos sistematizados, com triagem direcionada desde a entrada no hospital, passando por atendimento especializado de neurologia e neurocirurgia, podendo ser submetido a procedimento de neurointervenção e internação na UTI. O procedimento aumenta significativamente a chance de recuperação do paciente e minimiza a possibilidade de sequelas.
“Para que todo esse fluxo seja realizado com excelência, os integrantes do corpo clínico foram treinados para seguirem protocolos que garantam um diagnóstico mais rápido e preciso. É como uma cadeia – do atendimento inicial no pronto-socorro até a UTI – tudo funcionando em perfeita sintonia”, afirmou a diretora do Hospital, a médica Júlia Sarkis.