CGU participa de ação que combate fraudes no INSS em Amazonas
Operação Zero Um apura cobrança de vantagens indevidas, fraudes em benefícios previdenciários e diárias cruzadas
A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, na manhã desta segunda-feira (22), da operação Zero Um. A ação, realizada em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, visa apurar desvios efetuados por servidores no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Amazonas.
Entre os investigados está o gerente-executivo da entidade em Manaus (AM), acusado de concessão de benefício previdenciário de forma fraudulenta e cobrança de vantagens indevidas. De acordo com a CGU, também foi constatada a realização de diárias cruzadas, em que servidora do INSS era transferida “a interesse da administração pública” para o interior do estado e, logo após, retornava ganhando diárias. Entre 2014 e 2017, ela recebeu R$ 91 mil com 464 diárias, além de mais de R$ 37 mil em ajuda de custo, para mudar quatro vezes de lotação.
Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nos municípios de Manaus (AM), Manacapuru (AM) e Ilhéus (BA). Entre os crimes envolvidos, estão os de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva, advocacia administrativa e emprego irregular de verbas ou rendas públicas. A operação conta com a participação de 40 policiais federais e três auditores da CGU.
Mais informações: Assessoria de Comunicação Social