Caminhada de conscientização sobre saúde mental oferece atendimentos psicológicos gratuitos, em Manaus
Uma caminhada será realizada na manhã deste domingo (27), na orla da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. A ação integra a campanha “Janeiro Branco”, dedicada aos cuidados da saúde mental e emocional. Além do trabalho de conscientização, um grupo de especialistas fará orientações psicológicas gratuitas.
A concentração começa a partir das 7h30 e às 8h será iniciada a caminhada pela avenida Coronel Teixeira. No local, haverá espaço para orientação psicológica gratuita.
A psicóloga Camila Macedo, que é uma das organizadoras da campanha na capital amazonense, explicou que o “Janeiro Branco” é uma campanha para colocar os temas da saúde mental com máximo de evidência em prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. O objetivo é sensibilizar a população, as instituições públicas e privadas sobre o cuidado com a saúde mental.
Os psicólogos e psiquiatras voluntários da ação buscam valorizar e atender as demandas individuais e coletivas.
“Todo o trabalho é feito voluntariamente. A campanha iniciou em Uberlândia pelo psicólogo Leonardo Abrahão e já se expandiu pelo Brasil inteiro, inclusive estamos rompendo fronteira”, disse Camila Macedo.
O mês de janeiro foi escolhido por ser momento de transição de um ano para o outro, quando as pessoas tendem a fazer reflexões sobre a vida.
“Por que janeiro? Janeiro é o ano novo. O tempo de voltar e olhar para si, reescrever nossa história e fazer planos para o ano. Por que não pensar na saúde mental? Fazemos uma conscientização do que eu estou fazendo para cuidar da minha saúde mental e nos mínimos aspectos. De você respeitar o próximo, de ter tempo para sua família e de tirar um tempo para si para se afastar do estresse do trabalho e da correria do dia a dia”, esclareceu a psicóloga.
A ação visa contribuir na ampliação da cultura da saúde mental e quebrar tabus sobre o assunto.