63,7% de casos de sarampo em Manaus estão entre pessoas de 15 a 49 anos, diz Semsa
Pessoas entre 15 e 49 anos concentram o maior número de casos confirmados de sarampo registrados em Manaus. Desde fevereiro deste ano, 5.113 casos foram confirmados somente nesta faixa etária, o que representa 63,7% do total contabilizado na capital. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) no 40º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo.
O índice da doença entre adolescentes, jovens e adultos é maior que o registrado entre menores de um ano e crianças de um a cinco anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O 40º Informe divulgado pela Secretaria contabilizou, desde fevereiro, 8.903 notificações da doença. Destas, 8.033 foram confirmadas e 858 descartadas após investigação. Nas últimas duas semanas, 12 novos casos foram notificados.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, afirma que crianças de até cinco anos representam maior risco de desenvolver complicações graves da doença e que podem levar a óbito.
“Além de alertar a população de adolescentes, jovens e adultos, a Semsa continua reforçando a vacinação de crianças que estão completando seis meses de vida e o esquema de rotina que deve ser iniciado a partir de 12 meses de idade. É indispensável que pais e responsáveis fiquem atentos para a atualização vacinal das crianças, de acordo com a faixa etária”, disse Magaldi, por meio de assessoria.
A vacina contra o sarampo é recomendada para a faixa etária de seis meses a 49 anos e está disponível em 183 Unidades de Saúde.
Fonte: G1 Amazonas