Sema realiza abertura da 3ª trilha na RDS Puranga Conquista
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por intermédio Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), inicia neste domingo (11/03), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), a abertura da terceira trilha para a proteção e monitoramento da fauna no parque Rio Negro Setor Sul, área rural dentro do limite de Manaus (distante 65 quilômetros da capital).
De acordo com a gerente da RDS, Yone Nascimento, a trilha tem a extensão de 5 quilômetros e objetivo é monitorar a fauna aquática, aves e borboletas. Ela informou que as outras duas trilhas foram aberturas nas comunidades do Jaraqui e do Xita. “Está sendo feito uma preservação da fauna na reserva e, será realizado através desse monitoramento que chamamos de protocolo mínimo”, disse.
Nascimento informou, também, que, antes da abertura da trilha, a RDS realizou um trabalho de sensibilização, no qual foi informado aos moradores da reserva o processo de capacitação. “Foi deixada uma data marcada para uma capacitação de dois dias. Selecionamos 20 monitores intercalados de todas as comunidades, que estão acompanhando esse processo”, explicou.
O trabalho envolve uma equipe técnica da Sema e conta com o apoio dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV), comunitários da Unidade de Conservação e o Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc).
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMA